Moradores das imediações das ruas João Odorico, José Mesquita, Vereador Severino Rodrigues e Joaquim Dedé, no bairro Bivar Olinto, em Patos, voltaram a denunciar nesta sexta-feira (10) a situação crítica causada pelo descarte irregular de lixo e incêndios criminosos que têm sido registrados com frequência na localidade.
De acordo com os relatos, o problema se agravou nos últimos dias, com focos de incêndio sendo reacendidos mesmo após a ação do Corpo de Bombeiros, o último destes registros hoje pela manhã. “Os Bombeiros vieram apagar o fogo de manhã, e o pessoal veio e colocou fogo de novo no lixo da rua. A casa do rapaz ali está correndo risco de pegar fogo”, relatou.
Segundo os moradores, o fogo é provocado de forma intencional por pessoas que ainda não foram identificadas. “Desde segunda-feira que a gente luta com fogo criminoso aqui. O indivíduo não é localizado nem responsabilizado. Enquanto isso, a fumaça toma conta do bairro”, acrescentou outro morador.
Além do risco de incêndio, o acúmulo de lixo e entulho tem favorecido o aparecimento de insetos e animais peçonhentos, trazendo preocupação à vizinhança. Um dos residentes contou que chegou a realizar a limpeza de um terreno por conta própria, mas que o lixo voltou a se acumular no local por causa do descarte irregular de outros moradores.
Veja as imagens abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Inconformado com o caso, um dos cidadãos informou ainda que procurou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sendo orientado a formalizar uma denúncia para que o proprietário do terreno seja notificado. Já em relação à solicitação de instalação de um depósito de lixo, o morador disse ter protocolado o pedido junto à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), mas até o momento não há prazo definido para o atendimento.
A população pede ação imediata da Prefeitura de Patos, com limpeza do local, fiscalização rigorosa contra o descarte irregular e investigação sobre os atos de incêndio criminoso.
O Patos Online deixa o espaço aberto para que as secretarias municipais citadas possam se manifestar sobre as reclamações e informar se há previsão de medidas para resolver o problema.
Mín. 22° Máx. 35°