Um apagão de grandes proporções atingiu diversas regiões do país na madrugada desta terça-feira (14) e afetou 58 municípios paraibanos, segundo informou a Energisa Paraíba. O problema teve origem em um incêndio em um reator na subestação de Bateias, no estado do Paraná, que acabou interrompendo a interligação entre as regiões Sul e Sudeste e, por consequência, impactando o fornecimento de energia em outras partes do Brasil.
Na Paraíba, cidades como Pedra Lavrada, São João do Cariri, Dona Inês, Princesa Isabel, Malta, Sumé, Bananeiras, Soledade, Araruna, Coremas, Santa Luzia, Pocinhos e Bonito de Santa Fé estiveram entre as afetadas pelo blecaute.
De acordo com a Energisa, o evento foi externo ao sistema da concessionária e ocorreu às 00h31. A empresa explicou, em nota, que a interrupção foi uma medida determinada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pelo controle da rede de energia em todo o país, para garantir a segurança do sistema elétrico nacional.
“A Energisa esclarece que um evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN), registrado na madrugada desta terça-feira (14), às 00h31, afetou o suprimento de energia em várias localidades do país.
Para garantir a segurança do sistema elétrico e por determinação do ONS, foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em algumas localidades da concessão da Energisa Paraíba.
No estado, o restabelecimento iniciou em 2 minutos, sendo completamente normalizado para todos os clientes afetados por volta de 00h40”, informou a distribuidora.
Segundo a empresa, o fornecimento foi totalmente restabelecido em menos de 10 minutos nas cidades paraibanas atingidas.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também se pronunciou, confirmando que a ocorrência teve início com o incêndio na subestação de Bateias, no Paraná, que provocou o desligamento da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste.
Com isso, houve uma perda instantânea de cerca de 10 mil megawatts (MW), afetando os quatro subsistemas elétricos do país: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
O ONS informou que as regiões Nordeste e Norte registraram perdas de 1.900 MW e 1.600 MW, respectivamente. Já o Sudeste foi a mais afetada, com 4.800 MW interrompidos.
Após a falha, equipes técnicas iniciaram imediatamente o processo de recomposição da rede, que foi concluído de forma segura entre 1h e 2h30 da madrugada, conforme as regiões.
“O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que em até 1h30 todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas”, informou o ONS em nota.
O órgão também confirmou que realizará uma análise detalhada da perturbação e que um relatório técnico preliminar deve ser divulgado até a sexta-feira (17), com as causas e impactos do incidente.
Apesar da rápida recuperação do sistema na Paraíba, o apagão gerou apreensão em várias cidades do país, com relatos de quedas de energia súbitas e instabilidade no fornecimento nas primeiras horas da madrugada. O abastecimento de água na capital e Grande São Paulo foram afetados, segundo a Sabesp.
A Energisa reiterou que segue em contato com o ONS e com as autoridades do setor elétrico para acompanhar o desdobramento da ocorrência e garantir a estabilidade do fornecimento aos consumidores paraibanos.
Por Patos Online
Mín. 21° Máx. 35°