Terça, 14 de Outubro de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Regional Apagão

Apagão atinge 58 cidades da Paraíba após incêndio em subestação no Paraná; energia foi restabelecida em poucos minutos, informa Energisa

O problema teve origem em um incêndio em um reator na subestação de Bateias, no estado do Paraná, que acabou interrompendo a interligação entre as regiões Sul e Sudeste e, por consequência, impactando o fornecimento de energia em outras partes do Brasil.

14/10/2025 às 13h09 Atualizada em 14/10/2025 às 16h59
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Reprodução/X/@vitor_dlucca/
Reprodução/X/@vitor_dlucca/

Um apagão de grandes proporções atingiu diversas regiões do país na madrugada desta terça-feira (14) e afetou 58 municípios paraibanos, segundo informou a Energisa Paraíba. O problema teve origem em um incêndio em um reator na subestação de Bateias, no estado do Paraná, que acabou interrompendo a interligação entre as regiões Sul e Sudeste e, por consequência, impactando o fornecimento de energia em outras partes do Brasil.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Na Paraíba, cidades como Pedra Lavrada, São João do Cariri, Dona Inês, Princesa Isabel, Malta, Sumé, Bananeiras, Soledade, Araruna, Coremas, Santa Luzia, Pocinhos e Bonito de Santa Fé estiveram entre as afetadas pelo blecaute.

De acordo com a Energisa, o evento foi externo ao sistema da concessionária e ocorreu às 00h31. A empresa explicou, em nota, que a interrupção foi uma medida determinada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pelo controle da rede de energia em todo o país, para garantir a segurança do sistema elétrico nacional.

“A Energisa esclarece que um evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN), registrado na madrugada desta terça-feira (14), às 00h31, afetou o suprimento de energia em várias localidades do país.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Para garantir a segurança do sistema elétrico e por determinação do ONS, foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em algumas localidades da concessão da Energisa Paraíba.

No estado, o restabelecimento iniciou em 2 minutos, sendo completamente normalizado para todos os clientes afetados por volta de 00h40”, informou a distribuidora.

Segundo a empresa, o fornecimento foi totalmente restabelecido em menos de 10 minutos nas cidades paraibanas atingidas.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Incêndio provocou desligamento em cadeia

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também se pronunciou, confirmando que a ocorrência teve início com o incêndio na subestação de Bateias, no Paraná, que provocou o desligamento da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste.

Com isso, houve uma perda instantânea de cerca de 10 mil megawatts (MW), afetando os quatro subsistemas elétricos do país: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

O ONS informou que as regiões Nordeste e Norte registraram perdas de 1.900 MW e 1.600 MW, respectivamente. Já o Sudeste foi a mais afetada, com 4.800 MW interrompidos.

Após a falha, equipes técnicas iniciaram imediatamente o processo de recomposição da rede, que foi concluído de forma segura entre 1h e 2h30 da madrugada, conforme as regiões.

“O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que em até 1h30 todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas”, informou o ONS em nota.

O órgão também confirmou que realizará uma análise detalhada da perturbação e que um relatório técnico preliminar deve ser divulgado até a sexta-feira (17), com as causas e impactos do incidente.

Impacto e prevenção

Apesar da rápida recuperação do sistema na Paraíba, o apagão gerou apreensão em várias cidades do país, com relatos de quedas de energia súbitas e instabilidade no fornecimento nas primeiras horas da madrugada. O abastecimento de água na capital e Grande São Paulo foram afetados, segundo a Sabesp.

A Energisa reiterou que segue em contato com o ONS e com as autoridades do setor elétrico para acompanhar o desdobramento da ocorrência e garantir a estabilidade do fornecimento aos consumidores paraibanos.

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 16h01 - Fonte: ClimaTempo
34°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 35°

Qua 35°C 21°C
Qui 36°C 21°C
Sex 36°C 21°C
Sáb 37°C 22°C
Dom 38°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras