
Com apenas 9 anos, o pequeno Samuel Dantas vem conquistando a internet e o coração dos paraibanos ao mostrar seu talento e paixão pela música nordestina. O menino, que vive em João Pessoa, montou uma banda de forró com os irmãos mais novos “por brincadeira”, mas o que começou como diversão acabou se tornando uma bela história de tradição familiar e amor pela cultura popular.
Filho do músico Joab Dantas, natural de Picuí, no Seridó paraibano, Samuel cresceu cercado pelo som da sanfona, do zabumba e do triângulo. Desde os 3 anos, já demonstrava interesse em acompanhar o pai nas apresentações e nas rodas de forró que sempre fizeram parte da rotina da família.
No início de 2025, um vídeo publicado por Joab viralizou nas redes sociais. Nas imagens, Samuel aparece tocando triângulo ao lado do pai, no palco, durante uma apresentação. Com naturalidade e ritmo afinado, o garoto acompanhava as batidas da música com uma desenvoltura impressionante para alguém de tão pouca idade.
“Gosto de tocar sanfona porque é bonito e gosto de ver meu pai tocar. Também tô aprendendo a tocar”, disse Samuel, orgulhoso.
Ver essa foto no Instagram
O pai conta que se vê refletido no filho e que a música sempre esteve presente em sua própria infância, vivida no interior. “Sinto uma profunda alegria e orgulho em tê-los inserido nesta cultura que é tão nossa. Para eles, é praticamente como se fosse uma brincadeira quase diária. Um vê o outro tocando, aí o outro pega outro instrumento, e quando a gente percebe, já tá todo mundo junto brincando e tocando”, relatou Joab.
A rotina musical da família Dantas, agora instalada em João Pessoa, é repleta de momentos de descontração, ensaios e pequenas apresentações. Joab costuma registrar e publicar nas redes sociais vídeos da ‘banda mirim’, composta pelos filhos, que vêm encantando seguidores e valorizando a essência da música nordestina.
Segundo o pai, o contato com a música tem contribuído não apenas para o desenvolvimento artístico de Samuel, mas também para o crescimento pessoal do menino.
“Samuel aprendeu a fazer seus primeiros ritmos no triângulo aos 3 anos de idade, de tanto vivenciar o forró em casa. A música ajuda bastante na questão do diálogo com outras pessoas, na interação, de forma bem positiva”, explicou Joab.
Hoje, Samuel se dedica ao aprendizado da sanfona, instrumento que se tornou símbolo da herança cultural passada de pai para filho. Com talento, carisma e amor pela arte, o sanfoneiro mirim promete seguir encantando o público e mantendo viva a tradição do forró que atravessa gerações.
Por Patos Online
Com informações do g1 PB
Celebração Pe. Jair celebra 45 anos de sacerdócio com missa especial em Patos
Cultura Patos recebe nova exposição de Perigo Neto a partir deste sábado, 6 de dezembro
União estável Prefeita de Malta, Ana Peixoto, e o líder político Nael Rosa se casam em Casamento Cidadão integrado às comemorações dos 72 anos do município
Suspensão STF suspende imediatamente loterias municipais em todo o país e afeta cidades da Paraíba
De volta Leoa Leona retorna ao recinto após período de quarentena na Bica, em João Pessoa
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena Mín. 23° Máx. 35°