
Com apenas 9 anos, o pequeno Samuel Dantas vem conquistando a internet e o coração dos paraibanos ao mostrar seu talento e paixão pela música nordestina. O menino, que vive em João Pessoa, montou uma banda de forró com os irmãos mais novos “por brincadeira”, mas o que começou como diversão acabou se tornando uma bela história de tradição familiar e amor pela cultura popular.
Filho do músico Joab Dantas, natural de Picuí, no Seridó paraibano, Samuel cresceu cercado pelo som da sanfona, do zabumba e do triângulo. Desde os 3 anos, já demonstrava interesse em acompanhar o pai nas apresentações e nas rodas de forró que sempre fizeram parte da rotina da família.
No início de 2025, um vídeo publicado por Joab viralizou nas redes sociais. Nas imagens, Samuel aparece tocando triângulo ao lado do pai, no palco, durante uma apresentação. Com naturalidade e ritmo afinado, o garoto acompanhava as batidas da música com uma desenvoltura impressionante para alguém de tão pouca idade.
“Gosto de tocar sanfona porque é bonito e gosto de ver meu pai tocar. Também tô aprendendo a tocar”, disse Samuel, orgulhoso.
Ver essa foto no Instagram
O pai conta que se vê refletido no filho e que a música sempre esteve presente em sua própria infância, vivida no interior. “Sinto uma profunda alegria e orgulho em tê-los inserido nesta cultura que é tão nossa. Para eles, é praticamente como se fosse uma brincadeira quase diária. Um vê o outro tocando, aí o outro pega outro instrumento, e quando a gente percebe, já tá todo mundo junto brincando e tocando”, relatou Joab.
A rotina musical da família Dantas, agora instalada em João Pessoa, é repleta de momentos de descontração, ensaios e pequenas apresentações. Joab costuma registrar e publicar nas redes sociais vídeos da ‘banda mirim’, composta pelos filhos, que vêm encantando seguidores e valorizando a essência da música nordestina.
Segundo o pai, o contato com a música tem contribuído não apenas para o desenvolvimento artístico de Samuel, mas também para o crescimento pessoal do menino.
“Samuel aprendeu a fazer seus primeiros ritmos no triângulo aos 3 anos de idade, de tanto vivenciar o forró em casa. A música ajuda bastante na questão do diálogo com outras pessoas, na interação, de forma bem positiva”, explicou Joab.
Hoje, Samuel se dedica ao aprendizado da sanfona, instrumento que se tornou símbolo da herança cultural passada de pai para filho. Com talento, carisma e amor pela arte, o sanfoneiro mirim promete seguir encantando o público e mantendo viva a tradição do forró que atravessa gerações.
Por Patos Online
Com informações do g1 PB
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência'
Show cancelado Prefeita de Mulungu cancela show de João Lima após denúncia de violência doméstica
Inusitado Família denuncia troca de corpos em velório de homem na Grande João Pessoa
Emergência Paraíba chega a 121 municípios em situação de emergência por desastres naturais
Campanha solidária Moradores se mobilizam para ajudar mãe e dois filhos após incêndio atingir residência em Mãe d’Água
Premiação Mega-Sena acumula em R$ 50 milhões e quatro apostas da Paraíba acertam a quina
Em Catingueira Cavalo de Pau e Gustavinho Sanfoneiro se apresentam neste domingo (18) na Festa de São Sebastião, em Catingueira
Luto! Jovem de 22 anos, vítima de acidente em Mãe d’Água, morre no Hospital Regional de Patos após quase um mês internado
Formação STTRANS promove curso de formação para motoristas e monitores escolares do município de Patos Mín. 22° Máx. 38°