
O município de Mãe d’Água esteve representado na cidade de Campina Grande durante a realização do “PRT em Ação: Mapa do Turismo Até Você”, que trouxe a Rainha da Borborema representantes do Ministério do Turismo e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Paraíba, para atendimento técnico aos gestores presentes, com o objetivo de estimular municípios a conhecerem os vários mecanismos públicos disponíveis para fortalecer o modelo de regionalização do setor, a partir da orientação sobre projetos passíveis de apoio do Governo do Brasil, além da correta inserção de dados e documentos no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA). O Mapa norteia o planejamento de ações do Ministério do Turismo em todo o país.
“O atendimento individualizado em SISMAPA e o apoio documental são a prova do nosso compromisso em desburocratizar e facilitar o acesso à Política Nacional de Turismo. É nesse momento que o gestor tira a sua dúvida específica e garante que o seu município esteja corretamente posicionado para receber investimentos e nortear seu planejamento”, explica a secretária nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Cristiane Sampaio.
A interação com gestores locais e interlocutores regionais do turismo também proporcionou a abordagem de outros pontos importantes, como a nova Lei Geral do Turismo, o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, a captação de recursos por municípios e a criação de planos municipais de turismo. A coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura, ressaltou o impacto positivo do diálogo. “Cada gestor tem uma realidade e um desafio. O atendimento personalizado nos permite ir além da teoria, ajudando a solucionar gargalos concretos, seja no remapeamento ou na organização dos documentos”, comentou Ana Carla.
A secretária de Cultura e Turismo de Mãe d’Água, Rosana Leão, que tomou parte em toda a programação esteve acompanhada do interlocutor municipal de Turismo, Alexandre Lucena, manifestou o seu otimismo com relação a inserção do município no Mapa do Turismo Brasileiro, com previsão de publicação oficial ainda esta semana, visto que o trabalho de preparação teve início nos primeiros dias da gestão do prefeito Jucélio Pereira Moura, a partir da aprovação de leis, formação de Conselho Municipal, formalizações, mapeamento dos pontos de atração: pinturas, rupestres, cavernas, cachoeiras, trilhas, etc. Atualmente, o Mapa do Turismo Brasileiro possui 2.704 municípios cadastrados e 357 regiões turísticas reconhecidas oficialmente.
A ferramenta, indispensável para o direcionamento de verbas federais, orienta políticas públicas a partir de um mapeamento territorial estratégico, construído em parceria com interlocutores estaduais, Instâncias de Governança Regionais, gestores municipais e conselhos municipais de Turismo. O processo técnico e participativo permite identificar áreas prioritárias e projetos elegíveis ao suporte do Governo do Brasil, aproximando as iniciativas do Ministério do Turismo dos contextos locais.
Assessoria





Luto! Jovem de 22 anos, vítima de acidente em Mãe d’Água, morre no Hospital Regional de Patos após quase um mês internado
Emancipação Política Mãe d’Água celebra 64 anos de Emancipação Política com programação cívica, entregas e shows
Evento Joaquim do Clarinete é homenageado no Encontro de Filarmônicas e Fanfarras
Abastecimento Em Mãe d’Água, comunidade rural do Cariri ganha sistema de abastecimento d’água
Cultura Definida programação do Aniversário de Emancipação Política de Mãe d’Água
Turismo Expedição realiza catalogação e definição de trilhas em Mãe d’Água
Quilombola Mãe d’Água, que tem potencial Quilombola, amplia ações da PNEERQ
Mais transporte Francisca Motta impulsiona avanço na saúde de Mãe d’Água com entrega de ambulância de grande porte para urgência e emergência
Mudanças climáticas Mãe d’Água no Projeto Harmonize em parceria com UFCG e Fiocruz Mín. 24° Máx. 37°