Finalmente, após o cumprimento de uma série de requisitos, o município de Mãe d’Água recebeu a certificação e já está inserido no Mapa Nacional do Turismo (SISMAPA). Com a referida condição conquista o direito à participação integral nos recursos destinados ao setor, pelo Governo Federal, o que redundará em investimentos a partir da apresentação de projetos voltados para as atividades relacionadas ao seu potencial de atração aos visitantes, composto de um grande acervo de pinturas rupestres, cavernas, cachoeiras, trilhas e picos, entre outras belezas naturais da região serrana, na qual se encontra inserido como parte integrante do Parque Nacional Serra do Teixeira. Recentemente, a secretária de Cultura e Turismo de Mãe d’Água, Rosana Leão, participou do “PRT em Ação: Mapa do Turismo Até Você”, que trouxe a Rainha da Borborema representantes do Ministério do Turismo, entre eles, Galvíncio e Ana Carla Moura.
A publicação da certificação se deu perto de 12h desta sexta-feira, 17 de outubro de 2025, com cópia do documento apresentado ao prefeito Jucélio Pereira Moura que, já a partir dos primeiros dias do seu mandato, determinou todas as providências necessárias, incluindo a contratação de uma empresa para o trabalho de mapeamento e encaminhamento da documentação necessária à referida inserção, além da constituição do Conselho Municipal de Turismo.
O Mapa do Turismo Brasileiro possui 2.706 municípios cadastrados e 357 regiões turísticas reconhecidas oficialmente. A ferramenta, indispensável para o direcionamento de verbas federais, orienta políticas públicas a partir de um mapeamento territorial estratégico, construído em parceria com interlocutores estaduais, Instância de Governança Regional - IGR, gestores municipais e conselhos municipais de Turismo.
O processo técnico e participativo permite identificar áreas prioritárias e projetos elegíveis ao suporte do Governo do Brasil, aproximando as iniciativas do Ministério do Turismo dos contextos locais. Recentemente, a IGR Serra do Teixeira, na qual Mãe d’Água está diretamente ligada, foi oficializada.
Assessoria
Mín. 20° Máx. 35°