
Finalmente, após o cumprimento de uma série de requisitos, o município de Mãe d’Água recebeu a certificação e já está inserido no Mapa Nacional do Turismo (SISMAPA). Com a referida condição conquista o direito à participação integral nos recursos destinados ao setor, pelo Governo Federal, o que redundará em investimentos a partir da apresentação de projetos voltados para as atividades relacionadas ao seu potencial de atração aos visitantes, composto de um grande acervo de pinturas rupestres, cavernas, cachoeiras, trilhas e picos, entre outras belezas naturais da região serrana, na qual se encontra inserido como parte integrante do Parque Nacional Serra do Teixeira. Recentemente, a secretária de Cultura e Turismo de Mãe d’Água, Rosana Leão, participou do “PRT em Ação: Mapa do Turismo Até Você”, que trouxe a Rainha da Borborema representantes do Ministério do Turismo, entre eles, Galvíncio e Ana Carla Moura.
A publicação da certificação se deu perto de 12h desta sexta-feira, 17 de outubro de 2025, com cópia do documento apresentado ao prefeito Jucélio Pereira Moura que, já a partir dos primeiros dias do seu mandato, determinou todas as providências necessárias, incluindo a contratação de uma empresa para o trabalho de mapeamento e encaminhamento da documentação necessária à referida inserção, além da constituição do Conselho Municipal de Turismo.
O Mapa do Turismo Brasileiro possui 2.706 municípios cadastrados e 357 regiões turísticas reconhecidas oficialmente. A ferramenta, indispensável para o direcionamento de verbas federais, orienta políticas públicas a partir de um mapeamento territorial estratégico, construído em parceria com interlocutores estaduais, Instância de Governança Regional - IGR, gestores municipais e conselhos municipais de Turismo.
O processo técnico e participativo permite identificar áreas prioritárias e projetos elegíveis ao suporte do Governo do Brasil, aproximando as iniciativas do Ministério do Turismo dos contextos locais. Recentemente, a IGR Serra do Teixeira, na qual Mãe d’Água está diretamente ligada, foi oficializada.

Assessoria
Luto! Jovem de 22 anos, vítima de acidente em Mãe d’Água, morre no Hospital Regional de Patos após quase um mês internado
Emancipação Política Mãe d’Água celebra 64 anos de Emancipação Política com programação cívica, entregas e shows
Evento Joaquim do Clarinete é homenageado no Encontro de Filarmônicas e Fanfarras
Abastecimento Em Mãe d’Água, comunidade rural do Cariri ganha sistema de abastecimento d’água
Cultura Definida programação do Aniversário de Emancipação Política de Mãe d’Água
Turismo Expedição realiza catalogação e definição de trilhas em Mãe d’Água
Quilombola Mãe d’Água, que tem potencial Quilombola, amplia ações da PNEERQ
Mais transporte Francisca Motta impulsiona avanço na saúde de Mãe d’Água com entrega de ambulância de grande porte para urgência e emergência
Mudanças climáticas Mãe d’Água no Projeto Harmonize em parceria com UFCG e Fiocruz Mín. 24° Máx. 37°