
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou, nesta sexta-feira (24/10), após a repercussão negativa de uma fala sobre traficantes, que chamou de “vítimas” dos usuários, durante pronunciamento na Indonésia.
O petista se justificou nas redes sociais, afirmando que fez uma “frase mal colocada”. Ao pontuar que “mais importante do que as palavras são as ações”, Lula citou medidas implementadas pelo governo federal no âmbito da segurança pública.
“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, diz a postagem no perfil de Lula.
Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime…
— Lula (@LulaOficial) October 24, 2025
A fala que está causando problemas para Lula foi um comentário sobre as ações do governo de Donald Trump na América do Sul, no combate ao tráfico internacional de drogas.
“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente seria mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse o chefe do Planalto em entrevista a jornalistas na Indonésia.
“Ou seja, então você tem uma troca de gente que vende, porque tem gente que compra. Tem gente que compra, porque tem gente que vende. Então, é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga”, completou o petista.
Ver essa foto no Instagram
A gafe de Lula está sendo muito explorada pela oposição nesta sexta. O presidente do PP, Ciro Nogueira (PP-PI), compartilhou a fala de Lula e rebateu, dizendo que “vítima é o povo”.
“Os traficantes são vítimas dos usuários, os assaltantes são vítimas dos assaltados, os assassinos são vítimas dos mortos, os estupradores são vítimas das violentadas e por aí vai. Presidente Lula, vítima é o povo brasileiro dessa visão em que as vítimas são culpadas e os culpados são vítimas.”
Já o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ironizou a declaração: “Lula acaba de anunciar que traficantes são vítimas dos usuários. No ritmo que vai, daqui a pouco, o PCC vira ONG”.
A repercussão negativa da fala ocorre no dia em que o petista recebeu boas notícias: pesquisa Atlas/Bloomberg indica que a aprovação chegou ao melhor patamar desde janeiro de 2024, e ele venceria todos os adversários em cenários eleitorais para 2026.
Fonte: Metrópoles
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Ação parlamentar Samuel Pinto destaca trabalho nos primeiros meses de mandato e reforça parceria com o Governo Municipal
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Laudo Laudo da PF diz que Bolsonaro precisa de cirurgia para hérnia
Ação da PF Sóstenes diz que R$ 400 mil apreendidos pela PF são de venda de imóvel
Operação PF apreende cerca de R$ 400 mil na casa de Sóstenes Cavalcante
Cota parlamentar PF cumpre mandados de busca contra os deputados Sóstenes e Jordy por desvio de cota parlamentar
Balanço Vereador Júnior Contigo encerra primeiro ano de mandato com foco em emendas aprovadas e diálogo direto com a população
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos Mín. 23° Máx. 36°