
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou, nesta sexta-feira (24/10), após a repercussão negativa de uma fala sobre traficantes, que chamou de “vítimas” dos usuários, durante pronunciamento na Indonésia.
O petista se justificou nas redes sociais, afirmando que fez uma “frase mal colocada”. Ao pontuar que “mais importante do que as palavras são as ações”, Lula citou medidas implementadas pelo governo federal no âmbito da segurança pública.
“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, diz a postagem no perfil de Lula.
Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime…
— Lula (@LulaOficial) October 24, 2025
A fala que está causando problemas para Lula foi um comentário sobre as ações do governo de Donald Trump na América do Sul, no combate ao tráfico internacional de drogas.
“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente seria mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse o chefe do Planalto em entrevista a jornalistas na Indonésia.
“Ou seja, então você tem uma troca de gente que vende, porque tem gente que compra. Tem gente que compra, porque tem gente que vende. Então, é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga”, completou o petista.
Ver essa foto no Instagram
A gafe de Lula está sendo muito explorada pela oposição nesta sexta. O presidente do PP, Ciro Nogueira (PP-PI), compartilhou a fala de Lula e rebateu, dizendo que “vítima é o povo”.
“Os traficantes são vítimas dos usuários, os assaltantes são vítimas dos assaltados, os assassinos são vítimas dos mortos, os estupradores são vítimas das violentadas e por aí vai. Presidente Lula, vítima é o povo brasileiro dessa visão em que as vítimas são culpadas e os culpados são vítimas.”
Já o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ironizou a declaração: “Lula acaba de anunciar que traficantes são vítimas dos usuários. No ritmo que vai, daqui a pouco, o PCC vira ONG”.
A repercussão negativa da fala ocorre no dia em que o petista recebeu boas notícias: pesquisa Atlas/Bloomberg indica que a aprovação chegou ao melhor patamar desde janeiro de 2024, e ele venceria todos os adversários em cenários eleitorais para 2026.
Fonte: Metrópoles
Prevenção Prefeitura promove dia “B” da Saúde Bucal com atendimentos na rede municipal de ensino
Definido Aguinaldo Ribeiro terá o comando da Federação União Progressistas na Paraíba
SAÚDE PÚBLICA Audiência Pública na Câmara de Patos apresenta relatório de gestão da saúde referente a 2025
SAÚDE Vereadora Nega Fofa solicita atendimentos noturnos em unidade de saúde do Conjunto Itatiunga
PROTEÇÃO À MULHER Câmara Municipal marca presença no evento “Vozes Femininas” e reforça compromisso com a proteção das mulheres em Patos
Recomendação MPPB recomenda que Câmara de Emas impeça retorno de ex-vereador condenado por falsidade ideológica
Mudanças Nomeação é publicada e Dario Durigan assume Fazenda no lugar de Haddad, que disputará o governo de SP
EDUCAÇÃO Salgadinho conquista premiação educacional pelo segundo ano consecutivo; Escola Monsenhor Manoel Vieira é destaque em 2026
AGRICULTURA FAMILIAR Mais uma etapa do Garantia Safra é paga a agricultores de Cacimba de Areia - PB Mín. 22° Máx. 36°