Sábado, 01 de Novembro de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Política Análise

“Voto volátil” deve definir as eleições de 2026, analisa Eryvelton Lima, do Instituto Data Ducks

Eryvelton Lima, CEO do Instituto Data Ducks, destacou em entrevista ao PodPatos que esse grupo muda de posição a cada pleito e será determinante no próximo ano

01/11/2025 às 09h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Eryvelton Lima, CEO do Data Ducks (Foto: Patos Online)
Eryvelton Lima, CEO do Data Ducks (Foto: Patos Online)

O analista de sistemas e professor de estatística Eryvelton Lima, CEO do Instituto Data Ducks, afirmou em entrevista ao PodPatos, o podcast do Patos Online, que o “eleitor volátil” — aquele que muda de voto conforme o cenário político — será novamente o fator decisivo nas eleições presidenciais de 2026.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Durante a conversa, Eryvelton destacou que o atual cenário eleitoral ainda está em formação e que as incertezas sobre as candidaturas de Lula e Jair Bolsonaro tornam a disputa imprevisível.

“Lula, até então, fala-se que vai pra reeleição. Ele vai estar com 80 anos de idade, bastante experiente, a gente não pode negar. Do outro lado, Bolsonaro está inelegível, ninguém sabe o que vai acontecer ano que vem. Surgem nomes como Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro. Mas como eu costumo dizer: falta um ano pra eleição, e tudo pode acontecer”, afirmou o analista.

Segundo o CEO do Data Ducks, a volatilidade do voto tem sido determinante nas últimas disputas presidenciais. Ele lembrou que o mesmo grupo de eleitores que apoiou Jair Bolsonaro em 2018 migrou para Lula em 2022, demonstrando que esse segmento não tem fidelidade partidária.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

“Quando Lula não pôde ser candidato e foi Haddad contra Bolsonaro, essa turma já estava desgastada com o PT e acreditou em Bolsonaro. Depois, com as falas e atitudes de Bolsonaro na pandemia, essa mesma fatia acabou votando em Lula em 2022. E em 2026, pra onde vai? Vai ficar com Lula de novo? Vai votar em Tarcísio?”, questionou.

Eryvelton explicou ainda que, estatisticamente, esse grupo — que ele compara a um “pedaço da pizza” — representa eleitores independentes, sem vínculos ideológicos fixos, capazes de mudar de candidato entre o primeiro e o segundo turno.

“Essa fatia é quem decide as eleições nacionais. São pessoas que não têm fixação de voto. Podem votar em um candidato no primeiro turno e em outro no segundo, dependendo do contexto”, concluiu.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

O especialista lembrou que, a menos de um ano do pleito, os institutos de pesquisa já monitoram esse comportamento, considerado o termômetro mais sensível do eleitorado brasileiro.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Patos Online (@patosonline)

 

Confira a entrevista na íntegra:

Por Felipe Vilar - Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
33°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 37°

Dom 35°C 21°C
Seg 36°C 21°C
Ter 38°C 22°C
Qua 38°C 22°C
Qui 38°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras