Quarta, 05 de Novembro de 2025
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Locais Rodízio

Rodízio no abastecimento de água em Patos terá início no dia 17 de novembro; paradas serão realizadas duas vezes por semana

Medida é motivada pelo colapso iminente da Barragem da Farinha, que opera com apenas 2,81% da capacidade total

05/11/2025 às 14h30 Atualizada em 05/11/2025 às 16h21
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai iniciar, no próximo dia 17 de novembro, o rodízio no abastecimento de água em Patos, no Sertão paraibano. A informação foi confirmada pelo gerente regional da Cagepa, Jônatas Raulino, em entrevista concedida à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, nesta quarta-feira (5).

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

De acordo com Jônatas, a decisão foi tomada diante do colapso hídrico iminente da Barragem da Farinha, que atualmente está com apenas 2,81% da capacidade total — o equivalente a 722.480 metros cúbicos de água, segundo atualização da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA).

O gerente explicou que, a partir do dia 17, o abastecimento passará a ocorrer por setores, com cada bairro ficando dois dias por semana sem água. O cronograma detalhado, com os dias específicos de cada área, será divulgado nos próximos dias.

“Cada setor vai ter ausência do abastecimento por dois dias na semana. Vamos começar no dia 17. Essa medida é necessária porque, com o colapso hídrico da Barragem da Farinha, perdemos o volume de água bruta necessário para abastecer plenamente a cidade”, afirmou Raulino.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Apesar da situação crítica, a Cagepa ainda está captando parte da água da Barragem da Farinha, que, segundo o gerente, já apresenta uma alta carga de matéria orgânica, tornando o tratamento mais complexo. Para amenizar o impacto, a companhia vem realizando a mistura com águas dos mananciais de Coremas, Capoeira e Jatobá, o que tem permitido manter o abastecimento até o momento.

Jônatas destacou ainda que, durante todo o ano, a Cagepa poupou o uso da água dos mananciais locais, intensificando a captação a partir do Açude de Coremas, mesmo com o aumento dos custos operacionais.

“Mesmo com o gasto de energia maior, o interesse público era preservar as barragens locais, principalmente a Farinha, cuja tendência de colapso já era prevista desde o fim das chuvas”, explicou.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

O gerente também reforçou que o colapso do reservatório não pode ser evitado apenas com a interrupção total da captação, já que a evaporação provocada pelas altas temperaturas retira mais água do que o volume captado pela Cagepa.

Por fim, Jônatas assegurou que o rodízio será organizado de forma mais clara e previsível para a população, com dias fixos de abastecimento e suspensão por setor, diferente de períodos anteriores de racionamento mais severos.

Ouça mais detalhes abaixo:


Jônatas Raulino, gerente regional da Cagepa - Crédito: Wânia Nóbrega/Espinharas FM

 

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 16h01 - Fonte: ClimaTempo
36°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 38°

Qui 35°C 22°C
Sex 37°C 22°C
Sáb 37°C 23°C
Dom 38°C 23°C
Seg 38°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras