
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um Inquérito Civil para investigar a regularidade dos gastos públicos com festividades no município de Santana dos Garrotes. O procedimento visa apurar a compatibilidade das despesas com a situação de emergência decretada na localidade, além de identificar eventual ocorrência de atos de improbidade administrativa ou lesão ao erário.
O inquérito foi instaurado pelo 2º promotor de Justiça de Piancó em substituição, Caio Terceiro Neto Parente Miranda, após Notícia de Fato sobre denúncia de que o Município de Santana dos Garrotes, apesar de ter decretado estado de calamidade pública, realizou gastos excessivos com a contratação de bandas para as festividades da padroeira, totalizando mais de R$ 1,2 milhão. A prefeitura se manifestou informando que o decreto de calamidade delimitou a situação de emergência à zona rural do município.
Conforme o promotor de Justiça, a Notícia de Fato demanda apuração aprofundada sobre a compatibilidade dos gastos com os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência, especialmente em um contexto de situação de emergência, ainda que territorialmente delimitada. “A complexidade dos fatos narrados e a necessidade de colheita de informações e documentos adicionais, bem como a análise da legalidade e da razoabilidade dos gastos públicos em questão, justificam a instauração de um Inquérito Civil”, argumentou o promotor.
Entre as primeiras providências determinadas pelo MPPB, está o encaminhamento de ofício à Procuradoria Jurídica do Município de Santana dos Garrotes, requisitando, no prazo de 15 dias úteis, um relatório detalhado, contendo o valor individual de cada atração contratada, o número da respectiva dispensa de licitação e do contrato administrativo correspondente, o valor total despendido com o evento, informações sobre prévia dotação orçamentária específica e um relatório técnico ou descritivo acerca dos benefícios econômicos e sociais do evento.
O MPPB também vai verificar os indicadores sociais, como IDEB e IDH municipal (com comparativo estadual e nacional), e a confirmação do cumprimento dos percentuais constitucionais mínimos em educação (25%) e saúde (15%); a infraestrutura básica do município, como o saneamento, oferta de vagas em creches e escolas, e condições do transporte escolar. Também será verificada a existência de deficiências em políticas públicas básicas, a situação fiscal do município, incluindo dependência de transferências constitucionais. A regularidade no pagamento de servidores e cumprimento dos pisos nacionais do magistério e da enfermagem, também será examinada. O levantamento incluirá ainda a relação entre o custo estimado da festividade e a arrecadação própria municipal, além da identificação e vigência do decreto de calamidade pública.
Por Ascom/MPPB
Aves Silvestres Polícia Ambiental apreende 30 aves silvestres mantidas em cativeiro em Santana dos Garrotes
Transplante Mãe de adolescente que passou pelo primeiro transplante cardíaco pediátrico na PB já havia perdido um filho: ‘Entrei na UTI e vi vida’
Prisões Polícia Militar prende dois foragidos em Santana dos Garrotes, incluindo condenado por tráfico internacional de drogas
Viralizou! Mãe emociona ao traduzir show de Murilo Huff em Libras para o filho surdo, em Santana dos Garrotes: “É um ato de amor”
Acidente Carro capota em estrada na zona rural de Santana dos Garrotes; ocupantes sofrem apenas ferimentos leves
Fatalidade Morador em situação de rua morre atropelado após dormir embaixo de caminhão em Santana dos Garrotes
AÇÃO POLICIAL Operação Carcará: Polícia Civil da PB desarticula organização criminosa especializada em furtos a bancos no Sertão
Sem ferimentos Mulher é atropelada por caminhão em Santana dos Garrotes e escapa ilesa
Acidente fatal Grave acidente na BR-426, entre Santana dos Garrotes e Nova Olinda, deixa motociclista morto Mín. 23° Máx. 38°