Terça, 30 de Dezembro de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Vera Cruz Topo
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Política Gastos

MPPB instaura inquérito para apurar gastos com festas em Santana dos Garrotes

O procedimento visa apurar a compatibilidade das despesas com a situação de emergência decretada na localidade, além de identificar eventual ocorrência de atos de improbidade administrativa ou lesão ao erário.

09/11/2025 às 08h00 Atualizada em 09/11/2025 às 15h27
Por: Felipe Vilar Fonte: Ascom/MPPB
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um Inquérito Civil para investigar a regularidade dos gastos públicos com festividades no município de Santana dos Garrotes. O procedimento visa apurar a compatibilidade das despesas com a situação de emergência decretada na localidade, além de identificar eventual ocorrência de atos de improbidade administrativa ou lesão ao erário.

Continua após a publicidade
Banner Energisa Topo

O inquérito foi instaurado pelo 2º promotor de Justiça de Piancó em substituição, Caio Terceiro Neto Parente Miranda, após Notícia de Fato sobre denúncia de que o Município de Santana dos Garrotes, apesar de ter decretado estado de calamidade pública, realizou gastos excessivos com a contratação de bandas para as festividades da padroeira, totalizando mais de R$ 1,2 milhão. A prefeitura se manifestou informando que o decreto de calamidade delimitou a situação de emergência à zona rural do município.  

Conforme o promotor de Justiça, a Notícia de Fato demanda apuração aprofundada sobre a compatibilidade dos gastos com os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência, especialmente em um contexto de situação de emergência, ainda que territorialmente delimitada. “A complexidade dos fatos narrados e a necessidade de colheita de informações e documentos adicionais, bem como a análise da legalidade e da razoabilidade dos gastos públicos em questão, justificam a instauração de um Inquérito Civil”, argumentou o promotor.

Medidas

Entre as primeiras providências determinadas pelo MPPB, está o encaminhamento de ofício à Procuradoria Jurídica do Município de Santana dos Garrotes, requisitando, no prazo de 15 dias úteis, um relatório detalhado, contendo o valor individual de cada atração contratada, o número da respectiva dispensa de licitação e do contrato administrativo correspondente, o valor total despendido com o evento, informações sobre prévia dotação orçamentária específica e um relatório técnico ou descritivo acerca dos benefícios econômicos e sociais do evento. 

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O MPPB também vai verificar os indicadores sociais, como IDEB e IDH municipal (com comparativo estadual e nacional), e a confirmação do cumprimento dos percentuais constitucionais mínimos em educação (25%) e saúde (15%); a infraestrutura básica do município, como o saneamento, oferta de vagas em creches e escolas, e condições do transporte escolar. Também será verificada a existência de deficiências em políticas públicas básicas, a situação fiscal do município, incluindo dependência de transferências constitucionais. A regularidade no pagamento de servidores e cumprimento dos pisos nacionais do magistério e da enfermagem, também será examinada. O levantamento incluirá ainda a relação entre o custo estimado da festividade e a arrecadação própria municipal, além da identificação e vigência do decreto de calamidade pública.

Por Ascom/MPPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santana dos Garrotes - PB
Sobre o município Notícias de Santana dos Garrotes - PB
Patos, PB Atualizado às 00h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 38°

Qua 35°C 23°C
Qui 36°C 22°C
Sex 37°C 23°C
Sáb 35°C 23°C
Dom 37°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras