Sábado, 21 de Março de 2026
Cidade do Sol
Banner Brazaturo Patos
Banner Dr Romulo
Banner Dr Paulo Arnon
Banner Nissa Niscar PB
UNIFIP
Política Feminicídio

Francisca Motta repudia caso brutal de feminicídio em Patos e cobra mais proteção às mulheres paraibanas

Durante o pronunciamento, a parlamentar sertaneja fez um discurso contundente, ressaltando o impacto do crime na comunidade patoense e cobrando mais ações no enfrentamento à violência contra a mulher.

11/11/2025 às 17h30 Atualizada em 11/11/2025 às 18h34
Por: Felipe Vilar Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta terça-feira (11), para denunciar e lamentar o assassinato da policial penal Edvânia Vieira da Silva, de 44 anos, ocorrido na cidade de Patos, no último fim de semana. A servidora pública estava desaparecida há dois dias e foi encontrada morta dentro de sua própria casa, com sinais de violência.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Durante o pronunciamento, a parlamentar sertaneja fez um discurso contundente, ressaltando o impacto do crime na comunidade patoense e cobrando mais ações no enfrentamento à violência contra a mulher.

“Cada dia que somos obrigadas a subir a esta tribuna para trazer uma notícia como essa é uma covardia e uma humilhação para nós, mulheres, impressionante. As mulheres de Patos estão revoltadas. Uma profissional elogiada, que trabalhava pela segurança pública, ser morta de forma tão bárbara mostra o quanto ainda estamos vulneráveis”, declarou Francisca Motta.

A deputada relatou detalhes do caso, lembrando que Edvânia era funcionária do Presídio Feminino de Patos, reconhecida pelo trabalho exemplar e pelo respeito que tinha entre os colegas. O corpo da servidora foi encontrado no sábado (8), no bairro Jardim Magnólia, com o muro da residência pichado com iniciais que faziam alusão a facções criminosas, uma tentativa de desviar a atenção da polícia. O principal suspeito, segundo informações divulgadas pela imprensa, é o companheiro da vítima, preso no estado de Pernambuco.

Continua após a publicidade
Cidade do Sol

Francisca Motta lamentou a brutalidade do crime e afirmou que a tragédia escancara a dimensão cultural e estrutural da violência contra as mulheres no país.

“Dói saber que uma mulher que vive dentro de um ambiente policial, que conhece os trâmites de segurança, ainda assim é surpreendida e morta. Isso mostra que nenhuma de nós está protegida o suficiente”, disse.

A parlamentar refletiu que, embora haja avanços na proteção da vida e dos direitos das mulheres, casos como o de Edvânia demonstram que a solução ainda é complexa e exige mais compromisso do poder público e engajamento da sociedade.

Continua após a publicidade
Banner PPV

“Não podemos normalizar o feminicídio nem permitir que casos como o de Edvânia virem apenas estatísticas”, completou Francisca Motta.

O caso ganhou repercussão estadual e nacional pela brutalidade e pela simbologia do crime, que abalou a população de Patos e os profissionais do sistema penitenciário. Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba (Seap) lamentou profundamente a morte e se solidarizou com familiares e colegas de trabalho da policial penal.

Francisca Motta finalizou o pronunciamento pedindo união de forças entre o Poder Legislativo, o Governo do Estado e a sociedade civil para enfrentar a violência de gênero com ainda mais firmeza.

“Não é apenas mais um crime. É mais um grito de alerta. Que a morte de Edvânia não caia no esquecimento, mas sirva para fortalecer a luta de todas as mulheres por respeito, segurança e justiça”, concluiu a deputada.

Assessoria de Comunicação

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 23h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Chuvas esparsas

Mín. 23° Máx. 35°

Dom 34°C 22°C
Seg 32°C 22°C
Ter 36°C 22°C
Qua 34°C 21°C
Qui 35°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras