Terça, 11 de Novembro de 2025
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Política Câmara Federal

PL Antifacção: “Câmara não permitirá que PF perca suas prerrogativas”, diz Motta

Presidente da Câmara afirmou que essa condição é “inegociável” para a aprovação do texto relatado pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP)

11/11/2025 às 16h20
Por: Felipe Vilar Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
Foto: Acervo Câmara dos Deputados
Foto: Acervo Câmara dos Deputados

Após críticas de governistas e especialistas em segurança pública, o presidente da Câmara dos DeputadosHugo Motta (Republicanos-PB), garantiu, nesta terça-feira (11/11), que a Polícia Federal (PF) não perderá suas prerrogativas com a nova versão do Projeto de Lei (PL) Antifacção, relatado pelo deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP).

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

“A Câmara não permitirá, em nenhum momento, que a Polícia Federal perca as suas prerrogativas. Essa é uma condição inegociável para nós, tanto é que o próprio relator, desde o dia de ontem, por intermédio nosso, conversou com o diretor-geral da Polícia Federal”, disse a jornalistas pouco antes de se reunir com líderes da Câmara para definir a pauta da semana.

Como mostrou o Metrópoles, o presidente da Câmara faz um grande esforço para resolver as pendências e votar ainda nesta terça o PL Antifacção. Motta inclusive reabriu portas para colaborações do governo federal e deve se reunir, após o encontro com os líderes, com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Em uma versão anterior do texto, Derrite havia determinado que a Polícia Federal só poderia atuar junto às polícias estaduais contra facções criminosas mediante pedido oficial dos governos estaduais.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O texto foi duramente criticado pelo governo, que rechaçou o ponto que restringia os poderes da PF. Na segunda-feira (10/11), a ministra das Relações Instituciais, Gleisi Hoffmann, afirmou que as mudanças do relator “tiram a Polícia Federa do combate ao crime organizado”.

Após conversa com o diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues, Motta articulou, junto ao relator, um recuo do ponto, e garantiu que a PF manterá suas atribuições. Derrite manteve a competência da corporação, mas determinou que ela deverá sempre comunicar as operações às autoridades estaduais competentes.

Veja como ficou o trecho:

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

“A atuação da Polícia Federal poderá compreender apoio investigativo, técnico, operacional ou informacional, e ocorrerá:

– mediante solicitação fundamentada do delegado de polícia estadual ou do Ministério Público estadual competente;
– por iniciativa própria, com comunicação às autoridades estaduais competentes”.

Fonte: Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 19h01 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 35°

Qua 36°C 21°C
Qui 35°C 20°C
Sex 31°C 23°C
Sáb 35°C 22°C
Dom 37°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras