
A nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (13/11), tem como um dos alvos o ex-ministro da Previdência José Carlos Oliveira, também conhecido como Ahmed Mohamad. O esquema foi revelado pelo Metrópoles.
Ele comandou a pasta durante o governo Jair Bolsonaro e agora é alvo de mandado judicial que determina a instalação de tornozeleira eletrônica.
Segundo fontes da PF, Oliveira deverá ser monitorado após autorização do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão faz parte de um conjunto de medidas cautelares que também incluem buscas e apreensões em endereços ligados ao ex-ministro.
A operação alcança ainda o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto, preso nesta manhã, e o deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos-MG), alvo de buscas.
A nova etapa da investigação atinge diretamente nomes que ocuparam a cúpula do INSS e da Previdência.
Stefanutto foi afastado e, posteriormente, demitido da presidência do Instituto em abril, logo após a revelação do esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões.
As fraudes permitiam o lançamento de cobranças associativas não autorizadas diretamente nos benefícios de aposentados, reduzindo o valor depositado mensalmente. A prática atingiu milhões de segurados.
De acordo com dados do próprio INSS:
O governo federal prorrogou até 14 de fevereiro de 2026 o prazo para contestar descontos indevidos.
A PF e a Controladoria-Geral da União cumprem 63 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares em 17 estados e no Distrito Federal.
Entre os crimes investigados estão inserção de dados falsos em sistemas públicos, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Fonte: Metrópoles
INSS PF prende ex-presidente do INSS e faz buscas contra deputado e ex-ministro
Invasão Manifestantes invadem a COP30 e entram em confronto com seguranças
Entrada liberada Lei proíbe cinemas, teatros, estádios, arenas de shows e parques da Paraíba de barrar entrada de consumidores com alimentos comprados fora
Feminicídio Francisca Motta repudia caso brutal de feminicídio em Patos e cobra mais proteção às mulheres paraibanas
Problemas internos Sargento Neto faz críticas a volta de Nilvan Ferreira ao PL
Câmara Federal PL Antifacção: “Câmara não permitirá que PF perca suas prerrogativas”, diz Motta
Reunião Prefeito Erivan participa de reunião em João Pessoa para tratar da retomada das obras da PB-228, em Salgadinho
Oportunidades Vereador Jônatas Kaiky anuncia 100 bolsas para cursos profissionalizantes em Patos
Visita Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, vai visitar a Paraíba a convite de Efraim Filho para discutir segurança pública Mín. 21° Máx. 36°