
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (13), a Operação 231, com o objetivo de combater a extração ilegal de minério na Terra Indígena Potiguara, localizada no município de Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (DMA/DRPJ/SR/PF/PB).
De acordo com a PF, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em endereços situados na própria Baía da Traição. As investigações apontam para a exploração clandestina de recursos minerais dentro da área indígena, atividade considerada crime ambiental e que causa severos danos ao meio ambiente, especialmente pela ausência de qualquer tipo de recuperação das áreas degradadas.
O nome da operação faz referência ao artigo 231, parágrafo 3º, da Constituição Federal, que estabelece que a pesquisa e a lavra de riquezas minerais em terras indígenas só podem ocorrer mediante autorização do Congresso Nacional e com a participação das comunidades afetadas.
A Polícia Federal também destacou que a Constituição define os recursos minerais como bens da União (art. 20, IX), assim como as terras tradicionalmente ocupadas por povos indígenas (art. 20, XI), reforçando a ilegalidade e a gravidade da exploração irregular na região.
As investigações seguem em andamento, e os responsáveis poderão responder por crimes ambientais, usurpação de bens da União e outros delitos relacionados.
Por Patos Online
Com informações da PF
Condenação Tribunal do Júri de Patos condena réu a 19 anos de prisão por homicídio de Flávio Jordan em 2022
Determinação Justiça determina que prefeitura de Santa Luzia remova pichações de facções
Prisões Polícia Civil cumpre três mandados de prisão contra faccionados investigados por homicídio em Itaporanga
Maus-Tratos Cachorro é queimado com líquido quente, e caso de maus-tratos revolta moradores em Desterro
Escudo de Aço Polícia Civil deflagra operação e prende jovem por tráfico de drogas em Coremas com tablete de aproximadamente 1 kg de crack
Sem Desconto Operação da PF e CGU que apura fraudes no INSS cumpre mandados na Paraíba Mín. 22° Máx. 36°