
Durante a Santa Missa do último domingo (16), na Catedral de Nossa Senhora da Guia, o bispo diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, dedicou parte da homilia a uma catequese especial sobre o documento Mater Populi Fidelis (Mãe do Povo Fiel de Deus), recentemente publicado pelo Dicastério para a Doutrina da Fé (DDF) e aprovado pelo Papa Leão XIV em 7 de outubro.
O texto, divulgado pelo DDF no dia 4 de novembro, é uma Nota Doutrinal que trata de vários títulos atribuídos a Maria e busca esclarecer o lugar da Virgem na obra da salvação. Entre os pontos centrais, o documento afirma que o título “Corredentora” é considerado sempre inoportuno, por poder obscurecer a mediação única e exclusiva de Jesus Cristo, e adverte para o uso inadequado do título “Medianeira” quando ele é entendido em sentido que possa concorrer com Cristo, único Mediador entre Deus e os homens.
Na catequese dirigida aos fiéis, Dom Eraldo explicou que a orientação do Papa e do Dicastério não diminui, em nada, a devoção a Nossa Senhora nem a grandeza de sua missão na história da salvação.
Segundo o bispo, o Santo Padre apenas recorda a forma mais adequada de os católicos se dirigirem à Virgem Maria:
“Nossa Senhora é o que nós sabemos: Mãe de Deus, Mãe do Verbo que é Jesus, a primeira discípula de Jesus, Mãe da Igreja. Nós somos filhos de Nossa Senhora”, reafirmou.
Ao comentar o trecho do documento que considera inadequado o título de “Corredentora”, Dom Eraldo explicou que a redenção é um ato único e exclusivo de Cristo:
“Nossa Senhora não é co-redentora da humanidade. A redenção é um feito único de Jesus Cristo, o Redentor dos homens, que na cruz se entregou. Jesus é o nosso Redentor. O papel de Maria é de colaboradora, serva: ‘fazei tudo o que Ele vos disser’”, ressaltou.
O bispo também destacou que o documento convida os fiéis a contemplar Maria, sobretudo, como Mãe do Povo Fiel, Mãe da Igreja e primeira discípula de Jesus, sem retirar nada da piedade mariana tradicional, mas purificando expressões que possam gerar confusão doutrinal ou dificuldades ecumênicas.
“Em nada disso há ofensa a Nossa Senhora”, frisou Dom Eraldo, lembrando que a própria Virgem viveu sempre como serva do Senhor e totalmente voltada para o seu Filho. “Nossa Senhora não quis para ela o título de co-redentora. Ela tem consciência de que é o seu Filho, Jesus, quem se entregou por toda a humanidade.”
O bispo assegurou que os fiéis podem permanecer serenos:
“Fiquem tranquilos e tranquilas. Continuemos nossa belíssima devoção a Nossa Senhora, Mãe de Jesus, Mãe da Igreja, nossa Mãe, discípula, servidora do Reino.”
Durante a explicação, Dom Eraldo também fez um apelo aos meios de comunicação e às redes sociais para que tratem do tema com responsabilidade, estudo e fé, evitando interpretações apressadas do documento.
“Os meios de comunicação, essas redes sociais, esses blogs da vida, estudem, leiam, reflitam, antes de jogar coisas no ar, sem conhecimento, sem aprofundamento”, pediu o bispo, alertando para o risco de confusão entre os fiéis.
Ele reforçou que não faz sentido imaginar que o Papa pudesse falar de modo equivocado sobre a Virgem Maria:
“Imaginem o Papa falar de modo errado da sempre Virgem Maria, Mãe de Deus, jamais”, afirmou.
Ao final da catequese, em clima de profunda devoção, Dom Eraldo concluiu convidando os fiéis a renovarem sua confiança na intercessão da Virgem Maria, proclamando vivas à padroeira diocesana e a Jesus Cristo, Redentor da humanidade:
“Viva Nossa Senhora da Guia! Viva a Mãe de Deus e nossa! Viva Nossa Senhora, Serva do Senhor! E viva Jesus Cristo, Redentor da Humanidade!”, respondeu, sendo acompanhado pelo povo em coro.
Com a explicação, a Diocese de Patos se une à Igreja universal na recepção do documento Mater populi fidelis, reafirmando a fidelidade ao magistério da Igreja e, ao mesmo tempo, preservando a forte tradição de devoção mariana presente no Sertão paraibano.
Áudio - Higo de Figueiredo - Rádio Espinharas FM
Nova cirurgia Jornalista Marcos Oliveira será submetido a novo procedimento cirúrgico em Campina Grande
Carnaval 2026 Prefeitura de Patos e Liga dos Blocos anunciam programação do Carnaval de Patos 2026. Confira!
Desperdício de água Mesmo após notificação ambiental, despejo irregular de água suja continua no Luar de Angelita
Campanha solidária Família de garoto patoense de 12 anos com leucemia pede ajuda para garantir tratamento adequado
VAGAS DE EMPREGO Patos lidera oferta de vagas do Sine-PB em fevereiro com 172 oportunidades de emprego
Carnaval 2026 Programação do Carnaval 2026 de Patos será anunciada nesta segunda-feira, 2 de fevereiro
Problemática Falta de pressão e ausência no abastecimento de água causam transtornos e revolta moradora em Patos
Sinalização STTRANS inicia trabalho de revitalização de sinalização das lombadas e reforça segurança no trânsito de Patos
Luto! Cajazeirense morre aos 37 anos vítima de câncer de mama, em Patos Mín. 22° Máx. 38°