
O Ministério da Educação (MEC) acionou a Polícia Federal e decidiu, nesta terça-feira (18/11), anular três questões do Enem 2025, após identificar que um universitário antecipou, em uma live, itens semelhantes aos aplicados na prova do último domingo (16/11).
Segundo a pasta, há indícios de que perguntas dos pré-testes do Inep, utilizados para calibrar futuras questões do exame, foram usadas em um curso preparatório on-line.
“Nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame. Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens”, diz a nota do Ministério da Educação. “A Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida”, informa ainda a pasta.
A decisão foi tomada pela comissão assessora responsável pela montagem da prova.
O instituto reforçou que o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que exige pré-testes sigilosos realizados com estudantes selecionados. Segundo o Inep, todos os protocolos de segurança foram seguidos, e o episódio será investigado como possível quebra de confidencialidade.
A live que levantou a suspeita foi transmitida no YouTube na última terça-feira (11/11). Em um dos momentos, o estudante Edcley de Souza apresentou uma questão de Biologia sobre espécies restritas a ambientes específicos — tema que reapareceu na prova oficial, com quatro das cinco alternativas idênticas às trabalhadas em seu curso.
O estudante nega ter plagiado questões do Enem e afirma que apenas utilizou engenharia reversa, técnica que começa pela resolução de itens para depois estudar a teoria. Nas redes sociais, Edcley disse que conseguiu antecipar temas da prova por meio desse método e que estaria “democratizando a educação”.
Ele também criticou professores que o acusaram de fraude, alegando que “não conhecem engenharia reversa” e que a prática é comum no ensino superior, especialmente em cursos de medicina.
Após a repercussão da live de seis horas, estudantes passaram a questionar nas redes sociais um possível vazamento da prova. Prints divulgados por usuários acusam o universitário de ter tido acesso antecipado a itens sigilosos do Enem e de repassá-los aos alunos de seu curso preparatório.
Fonte: Metrópoles




Questões de exatas Enem 2025: 2º dia de prova reúne mais de 142 mil candidatos na PB; veja horários
Cacimbas-PB Prefeitura de Cacimbas parabeniza equipe do CEI Rinalda Paz da Silva pela Mostra Pedagógica do projeto “Pequenos Leitores”
Nova unidade Prefeitura de Patos inaugura mais um CEI que acolherá 200 novas crianças em Tempo Integral
Manhã Literária Escritores Júnior Misaki e João Miguel encantam alunos durante Manhã Literária na Escola Cônego Joaquim, em Malta
Destaques Malta e Patos brilham na “Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio”
Enem 2025 “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” é o tema da redação do Enem 2025
Enem 2025 Paraíba tem 142 mil inscritos no Enem 2025; número é 10,6% maior que no ano passado
Enem 2025 Professora do FERA destaca: no Enem, Literatura exige “leitura de mundo” e compreensão histórica sobre obras de autores
Enem 2025 Diretora do Colégio FERA orienta: nada de estudar na véspera — descanso, rotina leve e sono de qualidade são essenciais para o Enem Mín. 24° Máx. 37°