
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a aprovação do projeto de combate ao crime organizado (PL 5582/25) é uma resposta dura contra os criminosos, e não uma vitória de um ou outro grupo, mas do Brasil.
"O país pode divergir sobre tudo, menos sobre o direito de viver em paz e segurança. O problema da polarização é que ela transforma adversários em inimigos e problemas em bandeiras. Só um grupo vence quando o Estado se divide: o crime organizado", disse.
Segundo Motta, o que o crime deseja é ver o Brasil remando em direções opostas. "Quando o Estado rema junto, a cidadania avança e o crime recua", declarou. "Nunca podemos esquecer que o verdadeiro vilão é o crime organizado. E o herói é o povo brasileiro, que sobrevive todos os dias com o crime cada vez mais organizado."
Hugo Motta ressaltou que o projeto é fruto de uma construção coletiva e que entidades como Polícia Federal e Receita Federal participaram do debate.
O Parlamento, de acordo com Motta, não tem como função "carimbar" um projeto, mas sim debater as propostas e entregar a melhor versão possível. "O cidadão não está preocupado com a paternidade do projeto, mas com a resolução do problema", declarou o presidente da Câmara.
O Projeto de Lei 5582/25 foi elaborado pelo governo, mas a versão aprovada pela Câmara é a do relator, deputado Guilherme Derrite (PP-SP), que fez várias alterações.
Os deputados aprovaram em Plenário o texto-base do relator e analisam agora os destaques que podem alterar pontos da proposta.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Processo Seletivo Prefeitura de Marizópolis, no Sertão, abre inscrições para Processo Seletivo com quase 40 vagas e salários acima de R$ 2 mil
Linguagem neutra Lula sanciona lei que proíbe uso de linguagem neutra na administração pública
Eleições 2026 Cícero Lucena se filia ao MDB e e fala em “novo momento” da legenda
Cassação TRE-PB cassa mandatos do prefeito, vice e vereador de Cabedelo, na PB, e torna ex-prefeito inelegível
É ou não é? Padre Fabrício aparece em foto ao lado de Veneziano e Wellington Roberto, e especulações sobre sua participação nas eleições movimentam a política da Paraíba
Eleições 2026 Após desistência de Adriano Galdino, atenções da política paraibana se voltam para Pedro Cunha Lima
Reconhecimento Prefeita de São José de Espinharas homenageia vereadora falecida e nomeia filho para cargo público
Prefeitura Presente Prefeitura de Teixeira leva serviços e lança programas de saúde no bairro Pedra do Galo
Cenário Decisão de Adriano Galdino deixa a Paraíba com quatro pré-candidatos ao Palácio da Redenção Mín. 23° Máx. 34°