
A prolongada estiagem que atinge o Sertão em 2025 provocou um cenário crítico nos mananciais responsáveis pelo abastecimento de Patos. A equipe do Patos Online esteve, no último sábado (22), na Barragem da Farinha e constatou de perto os efeitos severos da seca. O reservatório, construído em 1975 e com capacidade para 25.738.500,00 m³, opera hoje com apenas 1,38% do volume total — considerado volume morto.
A paisagem é desoladora. A água restante apresenta coloração esverdeada e já está praticamente imprópria para o consumo humano. No leito exposto, carcaças de tilápias e outros peixes se acumulam, deixando evidente o impacto ambiental da estiagem e o cheiro forte que se espalha às margens da barragem. Animais silvestres e alguns pescadores têm aproveitado o pouco que resta, mas a escassez torna o trabalho praticamente inviável.
Além da falta de água, o rebaixamento do nível trouxe à tona outro problema: a ação humana. Com a exposição do fundo da barragem, lixo diverso tem aparecido — garrafas plásticas, restos de pano, materiais de borracha e até ossadas de animais, evidenciando anos de descarte irregular e assoreamento. Moradores e frequentadores levantam a possibilidade da limpeza e retirada dos sedimentos, questionando se este não seria o momento adequado para uma intervenção.
Canoas usadas pelos pescadores já estão paradas, impossibilitadas de navegar devido à baixa da água. Alguns pescadores relatam nunca ter visto situação semelhante.
“Hoje tá triste demais. Primeira vez que vejo a barragem desse jeito”, disse o pescador Roberto Ferreira. “A solução agora é pedir a Deus. Do jeito que tá, se não melhorar, a tendência é piorar.”

Belizário Canuto, outro pescador que depende do reservatório, fala com tristeza em ter que deixar o local e buscar um novo ambiente para pesca: “No momento, tá muito difícil. Aqui não tem mais condições. Se não chover logo, o jeito vai ser procurar outro canto pra sobreviver. Depois de cheio, ainda vai ter que colocar peixe de novo pra começar outro ciclo.”
O Patos Online também esteve no Açude do Jatobá, outro importante manancial da cidade. Com capacidade para 17 milhões de metros cúbicos, o reservatório está atualmente 13,15% do seu volume. A situação também preocupa, já que Patos vive um rodízio no abastecimento e depende diretamente desses dois reservatórios para suprir a demanda da população.
A seca de 2025 impõe desafios crescentes ao Sertão. Com reservatórios esvaziados, mortandade de peixes, perda de renda para pescadores e risco ao abastecimento urbano, a expectativa agora se volta para a chegada das chuvas e para possíveis ações das autoridades responsáveis pela gestão hídrica.
CONFIRA ABAIXO A REPORTAGEM ÍNTEGRA:
Por Patos Online
FATALIDADE Mulher é encontrada morta em propriedade rural de Conceição; suspeita é de ataque de vaca
LUTO! Morre aos 95 anos o sapateiro aposentado José Torres de Araújo, o conhecido “Seu Nitinho”, pai do professor Amberg Leitão
HOMENAGEM Desembargadora Maria das Graças recebe Medalha Helena Alves e diploma, na Comarca de Patos
SOLIDARIEDADE ECI José Gomes Alves realiza distribuição de cestas básicas para famílias do bairro Jatobá
FISCALIZAÇÃO MP-Procon autua cinco supermercados durante fiscalização em Patos; alimentos vencidos e irregularidades são encontrados
POLÍTICA Bisneto de Juvenal Lúcio de Sousa, Saulo Dantas diz ser “o nome de Lula no Sertão da Paraíba”
SESSÃO CONJUNTA Patos recebe, pela primeira vez, sessão conjunta do Pleno e do Órgão Especial do TJPB
INFRAESTRUTURA Morador denuncia abandono de campo de futebol no bairro dos Sapateiros, em Patos; secretário afirma que problema será resolvido
OPORTUNIDADE Prefeitura de Patos abre chamada pública para comerciantes interessados em participar do IV Festival da Galinha de Capoeira Mín. 21° Máx. 33°