
O Governo Federal reconheceu oficialmente, nesta terça-feira (2), a situação de emergência no município de Cacimba de Areia, em razão da estiagem prolongada. O reconhecimento foi publicado por meio de portaria no Diário Oficial da União (DOU).
Além de Cacimba de Areia, também tiveram o decreto de emergência reconhecido as cidades de Cuité, Matinhas, Pedra Branca, Puxinanã, Queimadas, Soledade e Sousa.
Com a medida, as prefeituras desses municípios passam a estar aptas a solicitar recursos federais para ações de enfrentamento aos efeitos da seca, como a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.
De acordo com dados atualizados, a Paraíba já contabiliza 111 reconhecimentos vigentes por estiagem, além de um decreto ativo por causa de chuvas intensas.
O reconhecimento facilita o acesso a políticas públicas emergenciais e visa minimizar os prejuízos causados à população, principalmente nas áreas mais vulneráveis.
Por Patos Online
Gastronomia Restaurante O Caboclo se reinventa em 2026, amplia horários e se torna parada obrigatória para quem vai ao complexo Pico do Jabre, em Matureia
Gramado Prefeitura de Santa Terezinha inicia implantação do gramado e modernização do estádio municipal
Cronograma Cagepa divulga cronograma de abastecimento de água para São Mamede e Cacimba de Areia em fevereiro
Em reunião Bonfim Folia 2026: organização define espaços e logística para barraqueiros e ambulantes
CACIMBA FOLIA Cacimba Folia promete movimentar Cacimba de Areia com quatro dias de festa e grandes atrações
Caatinga Macacos-prego voltam a aparecer em Vista Serrana durante período de seca prolongada
Bonfim Folia 2026 Prefeitura de São José do Bonfim convoca comerciantes e ambulantes para reunião sobre o Bonfim Folia 2026
Falta de água Cagepa anuncia suspensão do abastecimento de água em Patos e mais de 10 cidades nesta terça-feira (27)
Ação Administrativa Decreto de calamidade em Mãe d’Água: prefeito corta gastos e prioriza atendimento à população Mín. 24° Máx. 33°