
Um homem identificado como Valtuir Barbosa dos Santos, de 41 anos, foi assassinado a tiros na noite dessa segunda-feira (5), no bairro Santa Rosa, em Pombal, no Sertão da Paraíba. O homicídio interrompeu um período de quase seis meses sem registros de mortes violentas no município.
Segundo informações da Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta das 22h30, na rua Teodósio de Oliveira Lêdo, por trás de um frigorífico. Moradores relataram ter ouvido pelo menos três disparos de arma de fogo e acionaram a PM. Ao chegar ao local, a guarnição encontrou a vítima gravemente ferida.
Valtuir ainda chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da ambulância. A área foi isolada para os procedimentos legais, e o corpo encaminhado ao Instituto de Polícia Científica (IPC).
Em entrevista ao Diário do Sertão, o delegado Rodrigo Barbosa, da 1ª Delegacia Distrital de Pombal, informou que a vítima vivia em situação de rua, era usuária de drogas e possuía histórico de passagens pela delegacia, principalmente por furtos de pequeno valor, geralmente cometidos durante a noite.
De acordo com o delegado, duas hipóteses principais estão sendo analisadas neste momento: uma possível dívida relacionada ao tráfico de drogas ou represália, em que alguma vítima dos furtos possa ter cometido o crime.
“Nesse primeiro momento, a Polícia Civil está colhendo informações. Trabalhamos com a possibilidade de dívida de drogas ou até mesmo represália, já que ele praticava furtos constantes”, explicou Rodrigo Barbosa.
O delegado também pediu a colaboração da população por meio do Disque 197, canal da Polícia Civil que garante sigilo absoluto ao informante. Até agora, nenhum suspeito foi identificado ou preso.
Além do homicídio, Pombal registrou ainda uma tentativa de assassinato na mesma noite. Por volta das 19h30, no bairro Vida Nova, Maciel Rodrigues de Almeida, de 29 anos, foi baleado após um desentendimento com um conhecido.
Segundo a PM, a vítima foi atingida no ombro e na perna, mas conseguiu fugir e pedir ajuda. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Regional de Pombal, onde permanece internado e fora de perigo.
O delegado Rodrigo Barbosa informou que autor e vítima se conheciam. Maciel já havia trabalhado como caseiro no sítio do suspeito e, apesar de desentendimentos anteriores, ainda residia na propriedade.
“Era uma situação de convivência conflituosa que vinha se agravando. Na noite de ontem, o proprietário do sítio efetuou disparos contra a vítima”, detalhou o delegado.
O suspeito fugiu após o crime e segue foragido. A Polícia Militar realizou buscas na residência dele e em um sítio na zona rural, mas não obteve êxito.
As duas ocorrências, registradas em um curto intervalo de tempo, chamam atenção pelo aumento repentino da violência em uma cidade que não registrava homicídios desde 22 de julho de 2025. A Polícia Civil segue investigando os dois casos.
Por Patos Online
Com informações do Diário do Sertão
Prisão preventiva Polícia Civil prende idoso por descumprimento de medida protetiva em Pombal
Tráfico de drogas Menor é apreendido por tráfico de drogas no bairro Nova Vida, em Pombal
Retiro de Carnaval Retiro de Carnaval de Pombal inicia contagem regressiva para celebrar 41 anos de fé e transformação
Tráfico de drogas Polícia Civil prende jovem usando tornozeleira eletrônica por tráfico de drogas em Pombal
Tragédia Empresário morre após sofrer grave acidente de trabalho dentro de sua loja em Pombal
Mandado de Prisão Homem é preso em Pombal após decisão judicial determinar regressão para regime fechado
Prisão Polícia Civil apreende drogas e prende homem durante ação no bairro Pereiros, em Pombal
Mandado de Prisão PRF prende idoso foragido da Justiça por apropriação indébita e estelionato em Pombal/PB
Acidente fatal Colisão entre caminhão-pipa e carro deixa dois mortos e um ferido grave na BR-230, em Pombal Mín. 22° Máx. 36°