
O ministro da Justiça pediu demissão, nesta quinta-feira (8), Ricardo Lewandowski entregou uma carta ao presidente Lula. Declarou limitação política e de orçamento.
Ricardo Lewandowski declarou em carta o motivo da demissão por razões de caráter pessoal e familiar e disse que exerceu as atribuições do cargo com zelo e dignidade, consideradas as limitações políticas, conjunturais e orçamentárias.
Ricardo Lewandowski assumiu o ministério em fevereiro de 2024, quase um ano depois de se aposentar do Supremo Tribunal Federal. Na gestão dele, o ministério elaborou duas propostas, enviadas ao Congresso, para enfrentamento das organizações criminosas no país.
A PEC da segurança pública, que muda a Constituição para criar o sistema único de segurança pública, ampliando as competências do governo federal para coordenar ações em conjunto com estados e municípios e o projeto de lei Antifacção, que prevê penas mais duras para integrantes de facções criminosas.
Lewandowski deixa o cargo sem ver a aprovação de nenhuma das duas propostas, que ainda tramitam no Congresso.
O governo ainda não anunciou o o nome do novo ministro. Até lá, o secretário executivo, Manoel Almeida assume o cargo interinamente.
Fonte: Jornal Nacional
Câmara de Patos Procurador jurídico esclarece o que classifica de legalidade no mandato de Tide Eduardo na presidência da Câmara de Patos
Sigilo Banco Central põe em sigilo comunicações com Moraes sobre caso Master
Reunião João Azevêdo e embaixador da Índia no Brasil discutem parcerias nas áreas de educação e tecnologia
Anistia Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado após veto de Lula
Veto! Após aprovação no Congresso, Lula veta integralmente o PL da Dosimetria em evento do 8/1
Polêmica Secretário de Segurança de João Pessoa revoga portaria e retira atribuições de fiscalização da Capitã Rebeca na Guarda Municipal Mín. 22° Máx. 36°