
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou na manhã desta quarta-feira (14) que vai iniciar ainda neste mês de janeiro a convocação de professores aprovados no último concurso público da Educação. O anúncio foi feito durante a solenidade de premiação dos vencedores do Professor Nota 1000 e Escola Nota 1000.
Segundo o chefe do Executivo estadual, mil professores serão convocados neste mês, e outros mil até o mês de junho.
“Neste mês, mil professores serão chamados na educação. Até junho, outros mil serão chamados. Eu defendo isso. Porque é pela porta da frente que tem que se entrar no serviço público”, declarou João Azevêdo.
Apesar do anúncio, a Comissão dos Aprovados no Concurso da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba segue mobilizada para ampliar o número de convocações. O grupo defende que todos os aprovados sejam chamados, com base em dados que apontam um número elevado de professores contratados temporariamente na rede estadual.
O resultado final do concurso foi divulgado em novembro do ano passado. O edital ofertou 2 mil vagas imediatas, com remuneração inicial de R$ 6.944,09, mas prevê a possibilidade de aprovação de até 6 mil candidatos, formando cadastro de reserva. As vagas foram distribuídas entre as 16 Gerências Regionais de Ensino (GREs).
De acordo com a comissão, atualmente existem quase 9 mil professores temporários atuando na rede estadual. No dia 10 de dezembro, representantes dos aprovados se reuniram com o secretário de Educação, Wilson Filho, e, nesta terça-feira (6), com o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Nominando Diniz, para tratar do tema.
Levantamentos apresentados pela comissão mostram que, em janeiro de 2016, a rede estadual contava com 14.258 professores efetivos ativos. Em abril de 2025, esse número caiu para 10.293, enquanto o volume de contratos temporários permaneceu elevado.
Dados do Relatório de Análise de Defesa do Processo nº 04.874/25, do TCE-PB, indicam que, em agosto de 2025, a rede estadual possuía 15.562 professores, sendo 8.457 efetivos e 7.105 temporários. Conforme a Resolução Normativa nº 04/2024 do TCE, o percentual de temporários não deve ultrapassar 30% do número de efetivos, mas o índice atual chega a 84,02%. Mesmo com a nomeação de 2 mil novos efetivos, o percentual ainda ficaria acima do limite legal.
Relatórios de Auditoria Temática do TCE-PB também apontam distorções. O Relatório 02/2024 revelou que, em abril de 2024, os prestadores de serviço na Educação representavam 104,12% do número de efetivos. Já o Relatório 03/2024, referente a junho do mesmo ano, apontou um percentual ainda maior: 105,74%.
Além do excesso de contratos temporários, os aprovados denunciam outras irregularidades, como vínculos que se estendem por décadas, professores atuando fora da área de formação e profissionais sem nível superior, práticas que, segundo o grupo, violam a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e normas do próprio Tribunal de Contas.
Por Patos Online
Conexão Mundo Estudante da ECIT Gertrudes Leite, em Desterro, é selecionada para intercâmbio internacional no Chile
Férias na Escola Projeto Férias na Escola leva aprendizagens e momentos lúdicos aos alunos da rede municipal
Férias na Escola Projeto Férias na Escola tem início nesta segunda-feira na Rede Municipal de Educação de Patos
Destaque Jovem de Campina Grande é uma das dez brasileiras aprovadas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica
EJA Matrícula Premiada EJA 2026 já está aberta em Cacimbas
Enem 2025 Resultados do Enem 2025 serão divulgados na próxima sexta-feira (16)
Matrículas Abertas! Matrículas da Rede municipal de Ensino de Teixeira continuam abertas!
Concurso público Aprovados em concurso da Educação da Paraíba cobram ampliação de convocações e citam excesso de temporários
Nota Mil ECIT Gertrudes Leite, em Desterro, conquista pela sexta vez consecutiva o Prêmio Escola Nota Mil; 16 professores recebem o Prêmio Professor Nota Mil Mín. 22° Máx. 34°