Segunda, 26 de Janeiro de 2026
Banner Vera Cruz Topo
Banner Dr Romulo
Banner Nissa Niscar PB
UNIFIP
Política Diálogo

Por telefone, Lula fala com Trump sobre Conselho da Paz, Venezuela e confirma ida a Washington

Essa foi a terceira ligação entre os dois líderes. Brasileiro sugeriu que atuação do órgão idealizado por Trump fique limitado a Gaza

26/01/2026 às 18h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (26/1). De acordo com o Palácio do Planalto, a ligação durou cerca de 50 minutos e os líderes falaram, entre outros temas, do convite feito pelo republicano para que o petista integre o Conselho da Paz.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Essa foi a terceira ligação entre os dois líderes. O presidente brasileiro sugeriu a Trump que a atuação do órgão fique limitada ao conflito na Faixa de Gaza e que tenha representação da Palestina.

Como mostrou o Metrópoles, uma das preocupações do Palácio do Planalto é o alcance da iniciativa que, de acordo com o projeto de criação, poderia atuar sobre qualquer conflito que venha a se desenvolver. Lula ainda não respondeu à proposta de Trump.

Na ligação com o republicano, o titular do Executivo voltou a defender a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) de forma a ampliar a representação de membros permanentes.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

“Ao comentar o convite formulado ao Brasil para que participe do Conselho da Paz, Lula propôs que o órgão apresentado pelos Estados Unidos se limite à questão de Gaza e preveja assento para a Palestina. Nesse contexto, reiterou a importância de uma reforma abrangente das Organização das Nações Unidas, que inclua a ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança”, diz o comunicado do Planalto.

Na última sexta-feira (23/1), Lula fez críticas públicas ao organismo idealizado por Trump e disse que o norte-americano quer “criar uma nova ONU” e ser dono dela.

“O multilateralismo está sendo jogado fora pelo unilateralismo, ou seja, está prevalecendo a lei do mais forte. A carta da ONU está sendo rasgada. […] O que está acontecendo? O presidente Trump está fazendo uma proposta de criar uma ‘nova ONU’, e ele, sozinho, é o dono da ONU”, disse o presidente.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Na conversa desta segunda, o petista também sugeriu fazer uma visita a Washington após ele retornar de viagem à Índia e à Coreia do Sul, prevista para depois do Carnaval. A expectativa é de que o encontro ocorra em março.

Venezuela

Lula e Trump ainda trataram da situação na Venezuela. É a primeira vez que os presidentes conversam após a captura do ditador Nicolás Maduro durante uma operação dos Estados Unidos. De acordo com a nota do Planalto, o brasileiro defendeu a estabilidade na região.

“O presidente brasileiro ressaltou a importância de preservar a paz e a estabilidade da região e de trabalhar pelo bem-estar do povo venezuelano”, informou a Presidência.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Luiz Inácio Lula da Silva (@lulaoficial)

Fonte: Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 19h01 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 36°

Ter 35°C 24°C
Qua 35°C 24°C
Qui 35°C 24°C
Sex 34°C 24°C
Sáb 33°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras