
O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB) anulou a condenação e absolveu um homem que havia sido sentenciado por estupro de vulnerável contra a própria filha, em um caso ocorrido no município de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (4), durante o julgamento de uma revisão criminal.
O acusado havia sido condenado a 9 anos e 4 meses de reclusão, em regime fechado, e cumpriu cerca de dois anos de prisão antes da reanálise do processo. Com a decisão, foi determinada a expedição de alvará de soltura.
A denúncia teve origem em 2016, quando a criança tinha 4 anos de idade. A acusação não partiu diretamente da menina, mas de uma tia, que relatou supostos sinais de abuso e afirmou que a criança teria contado os fatos.
Durante o andamento do processo, a criança foi ouvida em procedimento de escuta especializada, mecanismo utilizado para preservar menores de idade. Nesse depoimento, a menina negou que o pai tivesse cometido qualquer abuso. À época, também foi realizado exame pericial, cujo laudo foi inconclusivo quanto à ocorrência de violência sexual.
Mesmo assim, o homem foi processado e condenado com base, principalmente, no relato da tia.
Após o início do cumprimento da pena, a defesa ingressou com pedido de revisão criminal. No novo julgamento, os desembargadores ouviram outra tia da criança, irmã da mulher que fez a denúncia inicial. Em depoimento, ela afirmou que a menina sempre negou o abuso e que a acusação teria sido fabricada por conflitos pessoais com o acusado. Segundo a testemunha, a criança teria sido pressionada a mentir, mas se recusou.
Ao reavaliar o conjunto probatório, o TJ-PB entendeu que:
Diante desses elementos, os desembargadores concluíram que não havia certeza suficiente para sustentar a condenação, determinando a anulação da sentença e a absolvição do réu.
A decisão também determinou o envio do caso ao Ministério Público, para apuração de eventual denunciação caluniosa por parte da mulher que formalizou a acusação inicial.
Por Patos Online
Com informações do g1 PB
Operação Discovery Polícia Federal deflagra 38ª fase da Operação Discovery contra abuso sexual infantojuvenil na Paraíba
Em investigação Homem é baleado após troca de tiros com a Polícia Militar durante suposto ritual em Campina Grande
Moeda falsa Polícia Federal deflagra Operação Lumen II em Campina Grande contra suspeita de compra de moedas falsas
Violência doméstica Ministério Público recomenda que Justiça negue pedido de habeas corpus a cantor preso por violência doméstica
Mandado de prisão Polícia Militar cumpre dois mandados de prisão durante ações em Patos
Rescue 20 Polícia Federal deflagra operação contra crimes de abuso sexual infantil em Patos
Leilão de veículos PRF na Paraíba realiza leilão eletrônico com mais de mil veículos no dia 26 de fevereiro
Tragédia Ônibus com romeiros que retornava de Juazeiro do Norte capota e 16 pessoas morrem no interior de Alagoas
Ações Policiais PRF na Paraíba tira de circulação motocicleta clonada, 1 kg de entorpecente e flagra carga irregular de cigarros Mín. 24° Máx. 33°