
A esposa do ex-deputado estadual e médico Dr. Érico Djan, Germana Wanderley, anunciou que colocou seu nome à disposição do povo patoense e sertanejo como pré-candidata a deputada federal. A declaração foi feita em entrevista ao Blog do Jordan Bezerra.
Segundo Germana, a decisão foi tomada após um período de reflexão, amadurecimento político e silêncio estratégico. Ela afirmou que a pré-candidatura surge com o objetivo de oferecer a Patos e ao Sertão uma nova alternativa de representação em Brasília, especialmente com a presença feminina nos espaços de decisão.
“Depois de uma maturação e um silêncio necessário, e com muita responsabilidade, eu coloco meu nome como pré-candidata a deputada federal para que Patos tenha realmente uma opção, uma voz. E agora uma voz feminina, que nunca teve. Mais do que nunca, vemos a necessidade da mulher nos espaços de decisão”, destacou.
Germana ressaltou que Patos nunca teve uma mulher como representante na Câmara Federal e fez críticas a grupos políticos que, segundo ela, já tiveram oportunidades e mandatos, mas não corresponderam às necessidades do Sertão, o que teria contribuído para o atual cenário de dificuldades enfrentado pela região.
A pré-candidata afirmou que se coloca à disposição da população com humildade, sensibilidade e responsabilidade, acrescentando que a decisão conta com o apoio e a confiança de importantes lideranças políticas, entre elas o futuro governador Cícero Lucena, além do senador Veneziano Vital do Rêgo e outras lideranças com quem dialogou antes do anúncio público.
Ao Patos Online, o ex-deputado estadual Dr. Érico Djan confirmou apoio à pré-candidatura de Germana e também à candidatura do médico Dr. Jarques Lúcio, ex-prefeito de São Bento, destacando compromissos com a saúde pública no Sertão.
Segundo Dr. Érico, o apoio a Dr. Jarques tem como foco dar continuidade a ações iniciadas em seu mandato, como o aumento do número de leitos de UTI no Sertão, a implantação de serviços de hemodinâmica de alta complexidade e a consolidação do Hospital de Trauma do Sertão.
Sobre Germana, Dr. Érico afirmou que a candidatura surgiu a partir de um pedido do pré-candidato a governador Cícero Lucena e do senador Veneziano, com o objetivo de que Patos possa eleger, pela primeira vez, uma mulher deputada federal. Ele também destacou que Germana se apresenta como uma nova alternativa ao que classificou como um “modelo político arcaico” ainda presente na cidade.
Germana Wanderley anunciou ainda que haverá um encontro com a sociedade e a imprensa na próxima segunda-feira (9), às 10h, na Associação Comercial de Patos, para dialogar sobre a pré-candidatura.
O evento contará com a presença de diversas lideranças políticas, entre elas Cícero Lucena, o deputado Mersinho Lucena, o presidente do PSD Pedro Cunha Lima, o senador Veneziano Vital do Rêgo e o médico Dr. Jarques Lúcio, pré-candidato a deputado estadual na área da saúde.
Por fim, Germana afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho iniciado por Dr. Érico Djan, reforçando que os avanços conquistados não podem ser interrompidos. Ela também destacou a força do povo patoense e sertanejo, que classificou como aguerrido e resistente, demonstrando confiança de que a união pode promover uma transformação política para Patos e o Sertão da Paraíba.
Germana Wanderley é sobrinha do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Patos, Dinaldo Wanderley, reforçando sua ligação histórica com a política local.
Por Patos Online
Luto Câmara Municipal de Patos manifesta profundo pesar pelo falecimento do jurista Dr. Duílio Wanderley
Laudo médico Laudo da PF aponta que Bolsonaro possui sete doenças crônicas; corporação não vê necessidade de transferência
Jornada Pedagógica Mãe d’Água vivencia a Jornada Pedagógica 2026
Penduricalhos Dino suspende “penduricalhos” do serviço público nos Três Poderes
DINHEIRO DO POVO Reajuste de servidores do Congresso terá impacto de R$ 790,4 milhões em 2026
Cota de Gênero Parecer do Ministério Público Eleitoral aponta fraude à cota de gênero em candidatura de Matureia
IF Sertão “Marco histórico para o desenvolvimento regional”, destaca Francisca Motta sobre a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano
Eleições 2026 Pesquisa Seta/Polêmica mostra avanço de Cicinho Lima na disputa pela ALPB em 2026
Educação Superior Hugo Motta defende criação de Universidade Federal do Sertão da Paraíba após aprovação do IF Sertão Mín. 23° Máx. 34°