
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu, na tarde desta segunda-feira (9), Madiel Chagas de Oliveira Silva, de 29 anos, apontado como autor do feminicídio que vitimou a patoense Ianca Soares Diniz, também de 29 anos. O crime ocorreu na madrugada do último sábado (7), em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha.
O feminicídio foi registrado na residência onde o casal morava, localizada na Rua Padre Ritter, no bairro Campo do Meio. Ianca foi morta a golpes de faca, com resquintes de crueldade. Tanto ela quando Madiel são naturais de Patos, no Sertão da Paraíba, e estavam residindo no município gaúcho havia poucos meses.

Logo após o crime, ele fugiu da cidade. A Polícia Civil foi acionada poucas horas depois e deu início imediato às investigações, que se estenderam de forma ininterrupta ao longo de todo o fim de semana, com o objetivo de esclarecer as circunstâncias do caso e localizar o autor.
Durante as diligências, os investigadores apuraram que Madiel deixou São Francisco de Paula utilizando o veículo de um familiar e passou a se esconder na cidade de Bom Jesus, onde possui vínculos de parentesco e amizade. Ele foi localizado e preso em uma residência situada na Rua Borges de Medeiros.
Como divulgado pelo Patos Online, o mandado de prisão preventiva foi expedido no domingo (8) pelo plantão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, com validade até fevereiro de 2046. A decisão teve como base os artigos 312 e 313 do Código de Processo Penal, visando à garantia da ordem pública, à conveniência da instrução criminal e à aplicação da lei penal. O crime é tipificado no artigo 121, parágrafo 7º, do Código Penal, que trata do feminicídio.
De acordo com a Polícia Civil, o investigado possui antecedentes criminais em seu estado de origem, com envolvimento em ocorrências graves, incluindo homicídio e roubo.
Após a prisão, Madiel foi encaminhado à sede da Delegacia de Bom Jesus e ficará à disposição da Justiça gaúcha para procedimentos cabíveis, incluindo a audiência de custódia.
Ver essa foto no Instagram
A investigação foi coordenada pela delegada Fernanda Seibel Aranha, titular da Delegacia de Polícia de São Francisco de Paula, com apoio da 2ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (2ª DPRi – Gramado), do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC) e da Delegacia de Polícia de Bom Jesus.
Em nota, a corporação destacou que crimes dessa natureza recebem tratamento prioritário. “A Polícia Civil atuou de forma técnica, rigorosa e contínua desde as primeiras horas após o crime, mobilizando todos os recursos necessários para a rápida identificação e prisão do autor. O feminicídio representa a violação mais extrema dos direitos humanos das mulheres”, afirmou.
A morte de Ianca causou grande comoção entre familiares e amigos. Ela deixa seis filhos.
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul reafirmou o compromisso com o enfrentamento à violência contra a mulher e com a repressão qualificada aos crimes de violência doméstica e familiar.
Por Patos Online
Projeto solidário Polícia Militar implanta Projeto Bola Solidária em São Mamede
Exploração sexual Piloto da Latam é preso dentro de avião em SP suspeito de integrar rede de exploração sexual infantil
Sol Folia Polícia Militar avalia Sol Folia como tranquilo e destaca ausência de ocorrências graves em Patos
Plantio de maconha Operação conjunta erradica cerca de 72 mil pés de maconha e prende suspeito na Paraíba
Tráfico de drogas Polícia Militar cumpre mandado de prisão por tráfico de drogas na zona rural de Belém do Brejo do Cruz
Mandado de Prisão Justiça do RS decreta prisão preventiva de acusado de feminicídio da patoense Yanka Soares, na Serra Gaúcha
Tentativa de fuga Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo após tentativa de fuga em São Bento
Homicídio Adolescente de 17 anos é morto a facadas em Brejo do Cruz na manhã deste domingo (8); suspeito é preso em flagrante em ação rápida da PM
Tráfico de drogas Polícia Militar apreende drogas, dinheiro e balança de precisão em Catolé do Rocha Mín. 22° Máx. 33°