Segunda, 09 de Fevereiro de 2026
Banner Nissa Niscar PB
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Vera Cruz Topo
Política Tornozeleira

Projeto de lei propõe cobrança de presos monitorados por gastos com tornozeleira eletrônica

Texto em tramitação na Câmara altera a Lei de Execução Penal e destina recursos ao Fundo Penitenciário Nacional

09/02/2026 às 09h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Agência Câmara
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Jusbrasil
Foto: Reprodução/Jusbrasil

Um Projeto de Lei em análise na Câmara dos Deputados propõe que presos temporários ou condenados passem a arcar com os custos de uso e manutenção da monitoração eletrônica, como tornozeleiras. A proposta, nº 766/2025, altera a Lei de Execução Penal e prevê que o monitorado seja responsável pela conservação do equipamento.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

De acordo com o texto, em caso de dano, avaria ou mau uso, o preso deverá ressarcir os prejuízos, após avaliação técnica. A cobrança, no entanto, não será aplicada a beneficiários da gratuidade de justiça. Caso haja recusa injustificada ao pagamento, o valor devido poderá ser inscrito em dívida ativa.

Ainda conforme o projeto, os recursos arrecadados com a medida serão destinados ao Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), para custeio e investimentos no sistema prisional. O texto também autoriza que estados e o Distrito Federal instituam cobranças semelhantes em suas respectivas legislações.

Autor da proposta, o deputado Célio Studart (PSD-CE) afirma que a iniciativa busca combater o crime organizado e gerar receitas para a manutenção dos equipamentos de monitoramento. Segundo o parlamentar, a monitoração eletrônica contínua facilita a identificação de descumprimentos de medidas judiciais e contribui para a prevenção da reincidência criminal.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

“A utilização da monitoração eletrônica e a respectiva cobrança pelo seu uso são medidas que podem contribuir significativamente para alcançar esses objetivos”, defendeu o deputado.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, a proposta ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Por Patos Online
Com informações da Agência Câmara de Notícias

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 33°

Ter 34°C 23°C
Qua 34°C 23°C
Qui 35°C 23°C
Sex 32°C 24°C
Sáb 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras