
O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) decidiu, na tarde desta terça-feira (31), anular a decisão que encaminhava ao Tribunal do Júri o processo que investiga a morte da farmacêutica Arlanza Jéssica dos Santos Ramalho, assassinada em Patos, em fevereiro de 2025.
A medida foi tomada de forma unânime pelos desembargadores durante sessão da Câmara Criminal, ao acolherem recurso da defesa de Lúcio Ramay Oliveira Freitas, de 44 anos, sargento reformado do Exército e apontado como principal autor do crime.
Com a decisão, a Justiça determinou a abertura de um incidente de insanidade mental, com o objetivo de avaliar se o acusado tinha capacidade de compreender a gravidade de seus atos na época do crime.
Durante a análise, o relator destacou que o processo apresentava falhas, especialmente pela ausência de uma perícia médica oficial, mesmo diante de indícios relevantes sobre o estado mental do réu, como a existência de interdição civil e registros que levantam suspeitas de transtorno psicológico.
O entendimento do TJPB contraria a decisão anterior da Justiça de primeira instância, em Patos, que havia negado a realização do exame por considerar insuficientes os elementos apresentados.
Com a anulação da decisão de pronúncia, o processo volta uma etapa. Agora, antes de definir se o acusado irá a júri popular, será necessário concluir a avaliação pericial sobre sua sanidade mental.
Caso seja considerado inimputável, o réu poderá ser submetido a medida de segurança, como internação, ao invés de julgamento pelo júri. Se for considerado capaz, uma nova decisão deverá encaminhá-lo novamente ao julgamento popular.
Lúcio Ramay segue preso sob custódia militar em um batalhão na cidade de João Pessoa.
A farmacêutica Arlanza Jéssica foi morta no dia 21 de fevereiro de 2025, em seu apartamento no bairro Novo Horizonte, em Patos. O corpo foi encontrado com ferimentos causados por objeto perfurocortante.
O suspeito foi localizado e preso no dia seguinte, na cidade de Santa Luzia, conduzindo o veículo da vítima e com marcas de sangue nas mãos. De acordo com a investigação, ele ainda teria tentado forjar um sequestro para despistar as autoridades.
Por Patos Online
Com informações de Pabhlo Rhuan
CONDENAÇÃO Irmãos são condenados a 19 anos de prisão por matar mulher com mais de 20 facadas na frente dos filhos na Paraíba; crime aconteceu em 1999
TRÁFICO DE DROGAS Polícia Militar apreende entorpecentes após perseguição a motociclista em Coremas
MANDADO DE PRISÃO Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão contra condenados por estupro de vulnerável em São José de Piranhas
ACIDENTE GRAVE Homem fica ferido após colisão entre caminhonete D20 e trator na PB-228, em Passagem
RÉUS Justiça aceita denúncia e torna empresário de Santa Luzia e a namorada réus pela morte do engenheiro Rubinho durante festa em Lagoa Seca
AMEAÇA Homem é preso por ameaçar ex-companheira e jogar gasolina na porta de sua casa, na Paraíba
SEM FERIDOS Explosão de botijão de gás provoca danos materiais em estabelecimento comercial de Coremas
SOLTO! Justiça relaxa prisão de homem suspeito de furtar duas cadeiras em Patos por considerar flagrante ilegal
Fatalidade Idoso morre nesta terça (21) após ser arrastado por cavalo no Sertão da Paraíba Mín. 22° Máx. 34°