
A paralisação dos trabalhadores dos Correios e as reivindicações da categoria foram tema de entrevista concedida ao Patos Online por Carlos Viana, diretor sindical do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos da Paraíba (Sintect-PB), responsável pela área de finanças e com atuação na base de Patos.
Durante a entrevista, Viana afirmou que a categoria não está satisfeita com a proposta apresentada pela empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho 2026-2027. Segundo ele, os trabalhadores avaliam que a proposta mantém medidas que representam retirada de direitos e precarização das condições de trabalho.
Entre os pontos citados pelo diretor sindical estão o fechamento de agências e uma reestruturação em andamento nos Correios. De acordo com Viana, trabalhadores de unidades que forem fechadas deverão ser realocados para outros locais, o que, em sua avaliação, pode resultar em precarização dos postos de trabalho e possíveis demissões.
Sobre a proposta salarial, Carlos Viana afirmou que a empresa passou a oferecer 4,37% de reajuste nos salários e benefícios, percentual correspondente ao INPC mencionado por ele. O diretor sindical disse ainda que a proposta inclui um acordo com duração de dois anos e mantém as demais cláusulas do acordo coletivo anterior.
Viana também citou cláusulas do acordo 2025-2026 que, segundo ele, estão sendo discutidas judicialmente no Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os pontos mencionados estão questões relacionadas ao plano de saúde, o pagamento de 70% nas férias, o benefício extra pago em dezembro, conhecido entre os trabalhadores como “vale-peru”, e o repouso remunerado de 200% para trabalhos realizados nos fins de semana quando houver convocação.
Segundo o diretor sindical, essas cláusulas não foram contempladas na atual proposta apresentada pela empresa, motivo pelo qual os trabalhadores mantêm a resistência ao acordo.
Ao falar sobre a mobilização, Carlos Viana afirmou que a paralisação tem apresentado forte adesão em diferentes partes do país, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.
As declarações foram dadas em entrevista ao Patos Online, no contexto da mobilização dos trabalhadores dos Correios em torno das negociações do Acordo Coletivo 2026-2027.
Por Patos Online
MANIFESTAÇÃO Direita Patos convoca para Carreata da Família pela Liberdade“ neste sábado (12)
NA JUSTIÇA Perfil de Lucas Veloso é removido do Instagram por determinação judicial após descumprimento de medida protetiva contra a ex-companheira, Géssica Muniz
INFRAESTRUTURA PB-141 ganha pavimentação para impulsionar economia e mobilidade no Agreste paraibano
GREVE Trabalhadores dos Correios na Paraíba decidirão sobre greve nesta quinta-feira (10)
INFRAESTRUTURA Nova Perimetral impulsiona economia, turismo e mobilidade no Alto Sertão da Paraíba
ENERGISA ORIENTA Energisa orienta clientes a não fixarem adesivos e ornamentações nas caixas de medidores de energia
PADRE FABRÍCIO Padre Fabrício destaca missão do sacerdote como instrumento de acolhimento e promoção da vida
ASTRONOMIA NO SERTÃO Dr. Mário Leitão realiza nova expedição para definir local de observatório astronômico em Mãe d’Água
CONCURSOS PÚBLICOS Paraíba reúne mais de 1,7 mil vagas em concursos públicos com inscrições abertas em setembro Mín. 19° Máx. 35°