O complexo Coremas-Mãe dÁgua chegou a quase 400 milhões de metros cúbicos de água, segundo dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba-AESA.
As fortes chuvas ocorridas em todo o Vale do Piancó, mudou não só a paisagem dos municípios da região, como também a realidade hídrica do complexo, que no início do ano tinha pouco mais de 90 milhões acumulados em sua bacia, e amanheceu esta quinta-feira, 26, com mais de 395 milhões e 400mil m³ acumulados e continua recebendo um volume significativo de água, trazido pelos rios Piancó e Aguiar, seus principais afluentes.
Com capacidade total para mais de 1 bilhão 289 milhões de metros cúbicos, o complexo tem atualmente mais de 205 milhões 191 mil 608 metros cúbicos no Açude de Coremas e 190 milhões 213 mil 604 m³ na barragem Mãe dÁgua.
Se considerado apenas o mês de março, a recarga proveniente das chuvas ocorridas próximo aos seus principais afluentes, representam um acréscimo superior a 259 milhões de metros cúbicos, volume suficiente para fazer transbordar quase 10 vezes a barragem da farinha.
A última vez que o complexo Coremas-Mês dÁgua atingiu a marca de 395 milhões, aconteceu em abril de 2014.
De acordo com o físico e meteorologista Rodrigo César Limeira, a expectativa para esse ano é que o final da estação chuvosa ocorra somente no mês de maio, o que significa a possibilidade que um grande volume de água ainda seja captado na bacia do Coremas-Mãe dÁgua.
Por Genival Junior – Patosonline.com
Mín. 24° Máx. 37°