O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou nesta terça-feira (23) um terremoto no México de magnitude 7,4 graus na escala Richter. Inicialmente, o USGS reportou que o tremor seria de 7,7 graus.
Segundo o instituto, o sismo foi registrado 9 quilômetros a oeste de El Coyul, cidade do estado de Oaxaca, no sudoeste do país, e a 26,3 quilômetros de profundida.
Informações preliminares do Serviço Sismológico Nacional do México indicavam que o terremoto havia sido de magnitude 7,1. Depois, foi registrada uma réplica de 7,5 graus.
Na capital mexicana, a mais de 500 quilômetros de El Coyul, foram sentidos fortes movimentos e as pessoas saíram de suas casas assim que o alerta foi disparado para terremoto pelo governo mexicano.
Uma pessoa morreu no estado de Oaxaca, confirmou o governador Alejandro Murat.
A agência de proteção civil nacional recomendou que os moradores se afastem da costa para evitar as consequências de um possível tsunami. Vídeos nas redes sociais mostram a maré baixando no estado.
Situado na interseção de três placas tectônicas, o México é um dos países mais propensos a terremotos do mundo. A capital é vista como particularmente vulnerável devido à sua localização no topo do leito de um antigo lago.
Até o momento, não há relatos nem de vítimas nem de danos causados pelo tremor, que foi sentido também em El Salvador, Honduras e Guatemala.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, compartilhou uma mensagem em sua conta no Twitter dizendo que está em contato com as autoridades locais para obter mais informações sobre o terremoto.
Foto: Reprodução/ USGS
O Centro de Alerta para Tsunamis no Pacífico disse que são possíveis ondas perigosas de tsunami a menos de 1.000 quilômetros do epicentro, incluindo nas costas de México, Honduras, Guatemala e El Salvador.
As autoridades de El Salvador, no entanto, negaram que haja ameaça de tsunami ao país. Em entrevista à CNN Español, o sismólogo Victor Cruz-Atienza explicou que o terremoto pode reverberar de maneira diferente nos países que estão na área do epicentro.
Segundo o sismólogo, ainda é necessário esperar mais informações das autoridade técnicas para avaliar a situação. "O México tem experiência acumulada com terremotos, e está muito mais preparado dessa vez", disse.
(Com informações da Reuters e da CNN)
Mín. 23° Máx. 36°