O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou nesta terça-feira (23) um terremoto no México de magnitude 7,4 graus na escala Richter. Inicialmente, o USGS reportou que o tremor seria de 7,7 graus.
Segundo o instituto, o sismo foi registrado 9 quilômetros a oeste de El Coyul, cidade do estado de Oaxaca, no sudoeste do país, e a 26,3 quilômetros de profundida.
Informações preliminares do Serviço Sismológico Nacional do México indicavam que o terremoto havia sido de magnitude 7,1. Depois, foi registrada uma réplica de 7,5 graus.
Na capital mexicana, a mais de 500 quilômetros de El Coyul, foram sentidos fortes movimentos e as pessoas saíram de suas casas assim que o alerta foi disparado para terremoto pelo governo mexicano.
Uma pessoa morreu no estado de Oaxaca, confirmou o governador Alejandro Murat.
A agência de proteção civil nacional recomendou que os moradores se afastem da costa para evitar as consequências de um possível tsunami. Vídeos nas redes sociais mostram a maré baixando no estado.
Situado na interseção de três placas tectônicas, o México é um dos países mais propensos a terremotos do mundo. A capital é vista como particularmente vulnerável devido à sua localização no topo do leito de um antigo lago.
Até o momento, não há relatos nem de vítimas nem de danos causados pelo tremor, que foi sentido também em El Salvador, Honduras e Guatemala.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, compartilhou uma mensagem em sua conta no Twitter dizendo que está em contato com as autoridades locais para obter mais informações sobre o terremoto.

Foto: Reprodução/ USGS
O Centro de Alerta para Tsunamis no Pacífico disse que são possíveis ondas perigosas de tsunami a menos de 1.000 quilômetros do epicentro, incluindo nas costas de México, Honduras, Guatemala e El Salvador.
As autoridades de El Salvador, no entanto, negaram que haja ameaça de tsunami ao país. Em entrevista à CNN Español, o sismólogo Victor Cruz-Atienza explicou que o terremoto pode reverberar de maneira diferente nos países que estão na área do epicentro.
Segundo o sismólogo, ainda é necessário esperar mais informações das autoridade técnicas para avaliar a situação. "O México tem experiência acumulada com terremotos, e está muito mais preparado dessa vez", disse.
(Com informações da Reuters e da CNN)
DESASTRE Número de mortos após terremotos na Venezuela sobe para 1.430
TERREMOTOS Venezuelanos procuram por 40 mil pessoas desaparecidas após terremotos no país
JUSTIÇA Justiça dos EUA aceita atuação da AGU e suspende pedido de revelia contra Alexandre de Moraes
DECLARAÇÃO Trump chama Lula de “volátil” e diz não se importar com o brasileiro
ORIENTE MÉDIO Trump anuncia acordo de paz entre Estados Unidos e Irã
POLÍTICA “Vítima e juiz”: o que Justiça italiana diz de Moraes no caso Zambelli
REAÇÃO DOS EUA Comando Sul dos EUA se manifesta após PCC e CV serem classificados como terroristas
TERRORISMO Designação dos EUA ao PCC e ao CV como grupos terroristas passa a valer a partir de hoje
ECONOMIA Governo Lula vê tarifa de 12,5% dos EUA como cenário mais provável para produtos brasileiros Mín. 19° Máx. 35°