Segunda, 04 de Agosto de 2025
Banner JC Motos
Banner Prime Veiculos
UNIFIP
Banner Psique
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Dr Luiz Severo
Gerais Gerais

Chefe do setor de fiscalização da SEINFRA comenta prejuízos na arrecadação do município

17/09/2019 às 15h05
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.com
Compartilhe:

O chefe do setor de fiscalização da Secretaria de Infraestrutura-SEINFRA, Lázaro Lavoisier Honorato da Silva, comentou nesta terça-feira, (17), os efeitos provocados pela queda na arrecadação do município, após a entrada em vigor do código tributário de Patos, do ano de 2006.

De acordo com Lavoisier, a construção civil vem sendo diretamente afetada com a mudança no sistema de arrecadação do município, encarecendo os valores cobrados para quem realiza investimentos no setor.

“Com o código que está em vigência de 2006, o que é cobrado é o ISS que passou a ser quatro vezes mais alta, o alvará de construção, a taxa de desdobro e desmembramento, as taxas de fusão ou remembramento e a taxa de demolição. Por outro lado, deixaram de existir as taxas de habite-se, de existência do imóvel, de retificação de área, para emissão de segunda via e do uso e ocupação do solo, gerando uma queda brusca na arrecadação do município, apesar de ter crescido o número de processos fiscalizados nos últimos meses”, detalhou o representante da SEINFRA.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

De acordo com o balanço da SEINFRA, o valor arrecadado pelo município por meio dos impostos da construção civil nos meses de julho e agosto, corresponde a R$ 94.861,62, (Noventa e quatro mil, oitocentos e sessenta e um reais e sessenta e dois centavos), o que representa apenas 8,02% do montante arrecadado entre janeiro e agosto desse ano, que totalizou R$ 1.182.647,30, (Um milhão, cento e oitenta e dois mil, seiscentos e quarenta e sete reais e trinta centavos).

“Novas obras estão deixando de ser construídas, deixando de gerar arrecadação para o município, movimento no comércio, nas casas de material de construção, por que não há compra de material, uma vez que não há construção”.

Ainda de acordo com Lázaro, a falta de investimentos pelo setor, pode impedir o município de prestar serviços essenciais a população, a exemplo de conserto de galerias, operação tapa buracos, pavimentação de ruas, e demais obrigações realizadas pela pasta.

“O que precisa ser feito de alguma forma, é ser aprovado pelo menos uma lei que ampare a construção civil, beneficiando não só os grandes construtores e empreendimentos da cidade, mas sim, toda a população”, finalizou. Veja o relatório:

Ouça as palavras do representante da SEINFRA:

Áudio com Lázaro Lavoisier, chefe do setor de arrecadação da SEINFRA

Patosonline.com

Continua após a publicidade
Banner JC Motos
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 22h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 30°

Ter 33°C 21°C
Qua 35°C 20°C
Qui 35°C 21°C
Sex 34°C 20°C
Sáb 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras