Os vereadores de Juazeirinho, região do cariri paraibano, se surpreenderam com um ofício encaminhado pelo prefeito, Jonilton Fernandes, nesta sexta-feira (20), solicitando que os vereadores desocupem o prédio onde funciona há mais de 30 anos a Câmara Municipal. O ato do gestor, ocorreu após diversas denúncias dos vereadores contra a atual administração municipal.
De acordo com o vereador Cícero Silva, o ato refleteria "o caos administrativo pelo qual a cidade vive". “Essa medida descabida do gestor, visa calar a boca dos vereadores, pensando que não vamos realizar as sessões até encontrarmos um novo local para instalar a Câmara, ele se engana, vamos realizar as sessões nem que seja em praça pública e continuar mostrando as verdades da farsa administrativa em Juazeirinho”, garantiu Cícero.
O oficio recebido pelo presidente do legislativo Edmilson de Pituta, destaca que a Prefeitura quer o prédio da Câmara para instalar setores da administração vinculados ao setor administrativo municipal. O documento ainda informa que se os vereadores não desocuparem o imóvel a Prefeitura tomará medidas judiciais.
Ainda de acordo com o vereador Cícero Silva, a atitude do prefeito seria devido as denúncias efetuadas pelos oito vereadores de oposição, durante as sessões. Uma delas é a de que o prefeito teria nomeado cerca de vinte parentes na Prefeitura com altos salários através da prática de nepotismo direto e cruzado.
A esposa Fabiana Maria Roma Barros é secretária do Desenvolvimento Social; o primo em primeiro grau da primeira-dama José Alberto Roma de Andrade é Diretor do Hospital do Município; a esposa dele Tânia Regina Roma de Andrade, diretora do principal colégio do município; a cunhada da primeira-dama, Rosailda Cantalice, é secretária da Administração e Finanças; a irmã do prefeito, Simone de Fátima Fernandes Cordeiro, é secretária da Educação; um cunhado do prefeito, Cleiton Pereira Nóbrega, diretor do Setor de Compras; outro cunhado do prefeito, Abel Costa Neto, secretário de Esportes; o irmão de Abel, Jabel Costa de Albuquerque Júnior, secretário da Cultura (vale salientar que Jabel é cunhado do vereador Martins Junior que é da base aliada do prefeito); o irmão de Abel e Jabel, Antônio Costa Neto, realiza os serviços de maneira privada de energia do município. Já José Neto Freire Rangel, apesar de não ser parente do prefeito, é pai de Júlio César Barros Rangel, presidente do Instituto de Previdência de Juazeirinho. Ainda, vale frisar que a irmã do vereador Joselito Cavalcante (também da base aliada de Jonilton), Claudia Cavalcante é secretaria da Agricultura.
“O prefeito preencheu quase a totalidade dos cargos através de primos, cunhados e concunhados para fazer um nepotismo disfarçado, cruzado, valendo salientar que Jonilton está como interino pelo prazo de seis meses”, concluiu Cícero Silva.
Fonte: Parlamentopb