Sábado, 10 de Maio de 2025
Banner JC Motos
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Chacara Canaa
Banner Psique
Banner Dra Priscylla
Política Politica

Frente da Água realiza audiência em Pombal

29/03/2015 às 00h31
Por: PATOS ONLINE Fonte:  
Compartilhe:

“A falta de água é um problema que nos une. Hoje é sábado e estamos aqui para ouvir vocês e tentar traçar soluções e diminuir a perda da qualidade de vida que nos atinge com a seca”. Assim, o deputado Jeová Campos, presidente da Frente Parlamentar da Água, abriu a Audiência Pública neste sábado (28) promovida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) na cidade de Pombal.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O evento contou com a presença dos deputados Janduhy Carneiro, Galego Souza, Renato Gadelha, Gervásio Maia e Nabor Wanderley. A audiência também contou com a presença de Amaro Neto, representando o presidente da ALPB Adriano Galdino, diversos vereadores de Pombal e cidades circunvizinhas, assim como representantes da Cagepa, Aesa e do Exército Brasileiro.

Jeová Campos afirmou que a Frente está se mobilizando junto ao Ministério da Integração Nacional para assistir aos municípios no que diz respeito a abastecimento de água. “Estivemos em Monteiro e em Cajazeiras e verificamos como andam as obras de transposição do São Francisco. Essa obra é uma necessidade urgente e vai amenizar a seca que muito nos atinge, mas não podemos de deixar buscar soluções para a convivência com a seca. Esta Frente pretende sair do campo da inércia”, disse o parlamentar.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

O deputado Janduhy Carneiro registrou na tribuna a iniciativa da Frente Parlamentar da Água, que saiu do papel e percorre o Estado ouvindo demandas, planejando e buscando soluções. “Visitamos já algumas cidades e o que vimos é preocupante. Temos que lutar para que as verbas cheguem e para que seja finalizada a transposição. A região de Cajazeiras passa por um colapso nos açudes e demais regiões estão próximos. Providências urgentes devem ser tomadas, pois a falta de água reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas”, sentenciou.

Para o deputado Galego Souza, a Frente Parlamentar tem feito um trabalho importante de ouvir a população, técnicos da área e os vereadores que presenciam as audiências. O parlamentar também falou com a falta de água para consumo humano, enquanto existem localidades em que há desperdício de água por maquinário ineficiente. “Acredito que o resultado dessa frente virá. O esforço vai resultar em grandes conquistas no final desse trabalho”, afirmou.

Continua após a publicidade
Banner Psique

O deputado Renato Gadelha ressalta que um dos pleitos da Frente é lutar para que a gestão do açude Coremas passe a ser da Aesa, já que atualmente quem gerencia o local é a Agência Nacional das Águas (ANA). “Temos buscado soluções emergenciais e a longo prazo. A Paraíba necessita de 10 metros cúbicos por segundo para atender a população do Estado e com os mananciais com baixo volume, o problema de falta de água pode ficar ainda pior” alertou o deputado.

Gervásio Maia falou da importância das audiências itinerantes para dar voz a representantes de diversas cidades para relatarem seus problemas quanto ao abastecimento de água. “Precisamos ainda pautar a bancada paraibana no Congresso Nacional para que leve as reivindicações e traga investimentos para nosso Estado. O primeiro passo foi dado, agora temos que avançar junto ao Governo Federal”, disse.

O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Josivaldo Feitosa, agradeceu a ALPB por levar um assunto tão sério para ser discutido na cidade. “Nossos açudes estão secando. O açude de Coremas está com menos de 17% de capacidade. Ainda por cima, a água do açude ainda está sendo destinada para abastecer cidades do Rio Grande do Norte e lá tem manancial para não depender de açude paraibano”, lamentou.

O gerente regional da Cagepa, Dedé Veras, foi enfático na sua fala. “Se a gente não tiver cuidado com a água, ela vai acabar e podemos ter uma guerra em função desse líquido. Água vai valer mais que petróleo do jeito que o mundo anda”, alertou. Dedé ainda respondeu a várias demandas de vereadores e a população em geral sobre problemas no abastecimento.

César Nóbrega, do Comitê de Convivência com a Seca, alertou para uma série de problemas que ocorrem e a solução seria um modelo produtivo econômico, além de avanços na gestão da água e reeducação no uso da água.

Açude Carneiros em situação critica

Damião de França, técnico da Aesa da regional de Sousa, relatou dados sobre o açude de Coremas, que tem aumentado aos poucos o nível, assim como o açude Carneiros recuperou de 1,7% para 2,5% na sua capacidade. Ressaltou ainda que há captação de água com motores potentes para irrigação de pastos e isso tem dificultado a recuperação do volume dos açudes.

Mais visitas

Após a Audiência Pública, os deputados visitarão o açude Carneiros, na cidade de Jericó, e, em seguida, a visita ocorre no açude Coremas.

Frente Parlamentar da Água identifica necessidade de outras intervenções nas obras da transposição além das que já estão sendo realizadas

""Durante a visita ao canteiro de obras da transposição do Rio São Francisco no eixo leste, na divisa dos estados da Paraíba e Pernambuco, próximo ao município de Monteiro, realizada na manhã desta sexta-feira (27), os deputados que integram a Frente Parlamentar da Água puderam constatar que algumas questões específicas e fundamentais para a disponibilidade de água ainda não estão contempladas no projeto principal da obra. Essa mesma constatação foi feita durante a visita ao canteiro de obras do Lote 6, próximo a Cajazeiras e também durante a visita ao canal Acauã-Araçagi.

Segundo o deputado Jeová Campos, presidente da Frente, em Monteiro foi identificado que a obra que está sendo realizada, que já está com 71% de sua totalidade concluída e deve ficar pronta em setembro de 2016, não contempla a construção de um canal de integração que liga os 3 km que separam a passagem principal da água da transposição ao açude de Pocinhos que abastece Monteiro. “Sem esse canal as águas da transposição simplesmente não chegarão ao açude e, consequentemente, à cidade”, esclarece Jeová, lembrando que Pocinhos está seco e Monteiro está sendo abastecida por Poções que já está em situação crítica.

E essa questão foi colocada em discussão numa reunião dos deputados com a prefeita de Monteiro, Edna Henrique, antes da visita ao canteiro de obras. O deputado Jeová esclarece que essas e outras ações que não estão contempladas nas obras centrais da transposição, a exemplo do canal de 13 km em Cajazeiras, e falta de licitação do Lote 3 do canal Acauã-Araçagi,  vão compor um relatório que será entregue ao representante do Ministério da Integração, no dia 17 de abril. “Já identificamos que ações complementares fundamentais para a chegada da água não estão contempladas nas obras principais da transposição. A impressão é de que se preocuparam com a coluna vertebral, mas se esqueceram das artérias que são justamente os canais que levarão água para as cidades”, afirma Jeová.

Segundo o deputado, o caso de Monteiro é mais fácil de ser resolvido, porque a extensão do canal é de apenas 3 km, diferente do caso de Cajazeiras, cuja obra não inclui no projeto principal um canal com extensão de 13 km. Ainda de acordo com o deputado, nos dois casos, a sugestão da Frente é estudar a viabilidade jurídica de realização de um aditivo ao contrato das construtoras que já estão executando a obra principal para que elas também construam esses canais complementares. No caso de Cajazeiras a construtora  é a Queiroz Galvão e, em Monteiro, a S.A. Paulista. “Essas empresas já estão com maquinário e pessoal no local. Se formos esperar por uma nova licitação, a solução virá com um atraso de pelo menos uns dois anos”, estima Jeová que considera muito positiva as ações da Frente até agora. “Tudo o que levantamos só foi possível com a visita in loco, com a conversa com a população nas audiências e com os encontros com as lideranças de cada localidade”, destaca ele.

Ações em Pombal

A Frente Parlamentar da Água segue com ações neste sábado (28), em Pombal, onde os deputados começam a agenda de trabalho às 9h, com a realização de uma audiência pública, na Câmara de Vereadores. Depois visitam os açudes dos Carneiros, em Jericó e  de Coremas, na cidade do mesmo nome. 

 

 

Fontes/Maispb e News Comunicação 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 07h06 - Fonte: ClimaTempo
24°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 36°

Dom 36°C 20°C
Seg 37°C 22°C
Ter 35°C 20°C
Qua 33°C 21°C
Qui 31°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras