Terça, 29 de Julho de 2025
Banner JC Motos
Banner Hmais Onco
Banner Prime Veiculos
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Luiz Severo
Banner Dr Romulo
Banner Psique
Política Politica

Projeto adéqua remuneração dos ACS e ACE e garante jornada de 40 horas semanais

04/01/2019 às 16h29
Por: PATOS ONLINE Fonte:  
Compartilhe:

Os vereadores da Câmara Municipal de Patos aprovaram na última sessão ordinária da Casa, dia 20 de dezembro, o projeto de lei nº 33/2018, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a concessão de reajuste salarial para adequação da remuneração dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias do município de Patos e da outras providências

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O valor estabelecido do incentivo financeiro fixado pela lei federal de nº 13.708 de agosto de 2018 é de R$ 1.250,00 (hum mil duzentos e cinquenta reais).

Ainda de acordo com o PL, o pagamento do novo valor para os Agentes é condicionado ao efetivo repasse de recursos financeiros pelo ministério da saúde ao município.

O vereador Paulinho Lacerda, que também é agente de saúde, pediu aos colegas da Casa Legislativa a aprovação em primeira e segunda votação do PL. A solicitação do parlamentar mirim foi para para consulta do Plenário onde os vereadores decidiram pela aprovação em primeira votação e, finalizando o recesso, é dada a conclusão do rito para a segunda votação.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Paulinho Lacerda comemorou o envio do projeto pelo prefeito interino Bonifácio Rocha, uma vez que foi enviado ao chefe do executivo um requerimento solicitando o envio da matéria.

“Apesar de ser um recurso federal, o município tem por obrigação fazer a alteração na lei municipal (4.404/14) que esta Câmara aprovou em 2014 e o prefeito Bonifácio Rocha, no momento em que recebeu o nosso ofício teve o carinho e a atenção de enviar para esta Casa para fazer o que é legal, o que é óbvio e o que é honesto”, destacou.

Regulamentação

Continua após a publicidade
Banner Dr Luiz Severo

A Lei 13.708, além de regulamentar o valor do incentivo financeiro, trata ainda da jornada de trabalho de 40 horas semanais exigida para garantir do piso salarial previsto nesta Lei, uma vez ser essencial e obrigatória a presença de agentes comunitários de saúde nos programas ligados à saúde da família, e de agentes de combate às endemias na estrutura de vigilância epidemiológica e ambiental. A cada dois anos, trabalhadores de ambas as carreiras frequentarão cursos de aperfeiçoamento organizados e financiados igualmente entre os entes federados.

A jornada de trabalho de 40 horas semanais exigida para garantia do piso salarial será integralmente dedicada às ações e serviços de promoção da saúde, de vigilância epidemiológica e ambiental e de combate a endemias em prol das famílias e das comunidades assistidas. A lei também assegura aos agentes participação nas atividades de planejamento e avaliação de ações, de detalhamento das atividades, de registro de dados e de reuniões de equipe.

 

Fonte - Ascom CMP

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 23h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 33°

Qua 35°C 21°C
Qui 34°C 20°C
Sex 32°C 18°C
Sáb 32°C 21°C
Dom 33°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras