
Com os dois times aparentemente tranquilos e garantidos na elite do futebol estadual em 2020, Sport Lagoa Seca e São Paulo Crystal ficaram no empate em 2 a 2, ontem, no Amigão, pelo jogo de ida da Segundinha do Paraibano 2019. A partida foi marcada por um erro grave do árbitro Tiago Ramos, que mediou a peleja.
O lance aconteceu aos oito minutos do segundo tempo, quando os visitantes venciam por 2 a 0. O Tricolor de Cruz do Espírito Santo teve uma penalidade assinalada em seu favor e poderia ampliar ainda mais o placar.
O atacante Biro Biro foi para a cobrança e converteu. No entanto, um companheiro seu invadiu a área antes da cobrança. O juiz constatou a infração, mas, em vez de determinar a repetição da cobrança, como manda a regra, assinalou um tiro livre indireto para o Sport Lagoa Seca, anulando o gol dos visitantes.
Considerada bizarra, a situação mudou os rumos da peleja, já que o time mandante conseguiu igualar o confronto, que terminou 2 a 2.
A Regra 14, que explica como o árbitro deve proceder nessa situação, não é tão complexa nem de interpretação.
Segundo o texto, em casos como esse, a arbitragem deve mandar repetir a cobrança. Para ficar mais claro, apenas se o pênalti for desperdiçado, nesse tipo de lance, é que o árbitro deve marcar um tiro livre indireto.
Em entrevista ao Globoesporte, o árbitro Tiago Ramos de Oliveira, uma das promessas dos quadros da FPF, admitiu o equívoco, confessou que o excesso de confiança acabou atrapalhando o seu desempenho no jogo e disse que a falha tirou o seu sono.
Com o resultado, Sport Lagoa Seca e São Paulo Crystal deixam a disputa em aberto na decisão da segunda divisão do Campeonato Paraibano.
No próximo sábado (12), às 15h, no Estádio Carneirão, em Cruz do Espírito Santo, as duas equipes voltam a se enfrentar para decidir o título da competição. Como não existe a vantagem do gol fora de casa, cada time joga pela vitória. Se o empate persistir, a disputa vai para os pênaltis.
Paraibaonline
LIBERTADORES Flamengo perde Arrascaeta ainda no 1° tempo, leva gol 'inusitado' do Estudiantes e empata na Argentina pela Libertadores
COPA DO NORDESTE Botafogo-PB e Fluminense-PI empatam e são eliminados da Copa do Nordeste 2026
COPA DO NORDESTE CRB passa fácil pelo Sousa e os dois estão fora da Copa do Nordeste
JUDÔ PARALÍMPICO Paraibana de Jericó conquista ouro no Grand Prix de Judô Paralímpico em Cuiabá representando equipe patoense e garante vaga para próxima etapa nacional
LIBERTADORES Com gol contra de Carlos Miguel, Palmeiras empata com Cerro Porteño e deixa tudo embolado no Grupo F da Libertadores
SUL-AMERICANA Grêmio empata com o Palestino com três pênaltis perdidos e segue sem vencer fora na Sul-Americana
SUL-AMERICANA Atlético-MG perde na altitude para o Cienciano, se complica na Sul-Americana e aumenta 'crise'
LIBERTADORES Mirassol supera expulsão, vence o Always Ready e segue invicto em casa na Libertadores
SUL-AMERICANA Com reservas, São Paulo segura empate com o Millonarios e segue líder na Sul-Americana Mín. 19° Máx. 34°