
Quantidade insuficiente e problemas logísticos com o Governo Federal são as dificuldades, diz Federação
A campanha de vacinação contra o novo coronavírus completa um mês nesta sextaa-feira (19) e cerca de 80% dos municípios paraibanos já sofrem com falta de vacina, como afirma o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba, George Coelho.
George explica que muitos municípios não receberam a quantidade suficiente de vacinas para aplicar em profissionais da saúde e idosos.
“A segunda dose tem que ser aplicada nos profissionais de saúde que receberam a primeira dose e os municípios não receberam a quantidade maior para dar continuidade a vacinação. Tem a vacinação dos idosos e as doses não contempla a todos. Portanto, justamente por conta da segunda dose que os profissionais de saúde têm que tomar, os municípios estão praticamente sem vacinas. Itabaiana, Monteiro e Cajazeiras são exemplos de municípios que estão sem vacina para atender a população”, afirmou.
O presidente da Famup também cita problemas logísticos. “O Governo Federal não está fazendo sua parte, comprando apenas de um laboratório, por isso a dificuldade. Além de não ter uma logística de entrega e isso está dificultando porque quando é entregue aos estados e municípios imediatamente, a vacinação começa porque as equipes já estão prontas”, disse George.
O dirigente afirmou que a Famup está apoiando a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em uma carta aberta pedindo que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, tome alguma providência ou deixe o cargo.
“É uma situação muito grave porque o que vemos é o aumento de casos e a gente sem condições de fazer a imunização. Não podemos ficar parados com uma área tão essencial que é a saúde”, concluiu.
O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, disse nesta quarta-feira (17), à TV Correio, que a Paraíba deverá receber mais 92 mil doses de vacina contra o coronavírus no começo da próxima semana.
Ele explicou que as doses serão distribuídas para vacinar idosos de 80 a 89 anos, depois de concluída a etapa para aqueles maiores de 90 anos. A etapa seguinte será a vacinação de idosos acima de 60 anos.
Nessa quinta-feira (18), o governador da Paraíba esteve com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e, depois do encontro virtual, garantiu que “todo grupo prioritário previsto em plano será vacinado”.
Portal Correio
Chuvas Quixaba registra 54,5 mm em 24 horas, se aproxima dos 200 mm e lidera pluviometria de 2026 na região de Patos
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
Chuvas em 2026 Chuvas: Patos registra 25,2 mm nas últimas 24h; acumulado de 2026 já supera 100 mm em Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5) Mín. 22° Máx. 35°