A seringa usada pela auxiliar de enfermagem que está sendo investigada por cometer irregularidade na vacinação contra a Covid-19, nesse sábado (8), foi encontrada no lixo, segundo a Prefeitura de Campo Limpo Paulista (SP). A profissional foi afastada do cargo e um inquérito policial deve ser instaurado.
A aplicação de forma irregular ocorreu durante a vacinação no ginásio de esportes Aldévio Barbosa de Lemos, mais conhecido como Ginásio Nenezão, no sábado. A família do idoso de 67 anos registrou o momento da aplicação. A imagem mostra a auxiliar de enfermagem aplicando a seringa sem injetar o imunizante.
O boletim de ocorrência registrado pela Prefeitura de Campo Limpo Paulista informa que a seringa com a dose da vacina de Oxford/AstraZeneca foi encontrada por funcionários no lixo e ainda estava com o líquido.
Segundo registro, a auxiliar de enfermagem foi afastada de imediato. A seringa com 0,5 ml foi apreendida pela Polícia Civil.
O filho da auxiliar de enfermagem informou à TV TEM que ela está bastante triste e abalada com a situação, e que trabalha há mais de 30 anos na área da saúde em Campo Limpo Paulista. Além disso, ele afirma que em nenhum momento a mãe agiu de má-fé.
Em nota, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista informou que repudia a atitude da vacinadora e que as providências já foram tomadas, e que essa foi uma atitude isolada, que não reflete no desempenho da equipe. Além disso, o idoso foi chamado para receber a dose de forma correta.
O caso foi registrado como infração de medida sanitária preventiva e peculato na delegacia de Campo Limpo Paulista, onde será investigado.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Rafael Diorio, será instaurado um inquérito de crime contra a administração pública e também crime contra a saúde pública.
Mín. 23° Máx. 31°