Uma Lei de autoria da vereadora Nadir Rodrigues eternizou a história de vida e política de Maria Esther Fernandes Sátiro, a primeira vereadora de Patos.
Uma comenda foi criada para homenagear a ex-vereadora e foi entregue na noite desta quarta-feira, 23, em uma sessão solene na Câmara Municipal de Patos.
A homenagem foi recebida por Flávio Sátiro e esposa, irmão da ex-vereadora.
Segundo Nadir, a homenagem se deu devido ao aniversário de Patos e centenário de Maria Esther Fernandes Sátiro e a comenda será destinada a vereadores com mandato da cidade: “É um presente nosso para a cidade nesaa data especial e para essa mulher que deixou uma história marcada de trabalho e honestidade”, destacou.
Varias autoridades foram homenageadas na ocasião, com comendas e títulos de cidadão da vereadora Nadir Rodrigues.
Sobre Maria Esther Sátiro
Nascida em 16 de agosto de 1919, na cidade de Teixeira, Maria Esther iniciou os estudos em Patos e concluiu em Fortaleza e após formada retornou à Patos nomeada professora do Grupo Escolar Rio Branco, onde pouco tempo depois passou a ocupar o cargo de diretora naquela instituição educacional.
Dedicada a educação e bastante querida em Patos, Maria Esther candidatou-se a vereadora em 1955, sendo a primeira mulher a pleitear um cargo como parlamentar na Casa Juvenal Lucio de Sousa.
Esse ano é comemorado o centenário da ex-vereadora.
Assessoria
Mín. 22° Máx. 30°