Segunda, 07 de Julho de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner JC Motos
Banner Prime Veiculos
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Psique
Mundo Mundo

Cantor folk é perseguido e morto pelo Talibã em cidade no norte do Afeganistão

Família relata que Fawad Andarabi foi arrastado de sua casa e baleado na cabeça em província montanhosa ao norte de Cabul; em outro caso, youtuber morreu em ataque do Estado Islâmico-K ao aeroporto

31/08/2021 às 22h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: CNN Brasil
Compartilhe:
Morador de Cabul, no Afeganistão, vende bandeiras do Talibã (Foto: reprodução)
Morador de Cabul, no Afeganistão, vende bandeiras do Talibã (Foto: reprodução)

O cantor folk afegão Fawad Andarabi foi arrastado de sua casa e morto pelo Talibã em uma província montanhosa ao norte de Cabul na sexta-feira (27), disse um jornalista local à CNN, levantando temores de um retorno ao rígido governo do grupo islâmico de 20 anos atrás – incluindo uma repressão à música.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Jawad, filho de Andarabi, disse à agência Associated Press que o cantor foi “baleado na cabeça” na fazenda da família no Vale do Andarab, no norte da província de Baghlan.

“Ele era inocente, um cantor que apenas divertia as pessoas”, afirmou Jawad à AP, primeira a relatar a morte de Andarabi.

CNN não confirmou de forma independente as circunstâncias em torno do assassinato do cantor, mas o ex-ministro do Interior do Afeganistão, Massoud Andarabi, que também é do distrito que deu nome à família, falou publicamente sobre o caso.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

“A brutalidade do Talibã continua em Andarab. Hoje eles mataram brutalmente o cantor folk Fawad Andarabi que simplesmente estava trazendo alegria para este vale e seu povo enquanto cantava (…) não nos submeteremos à brutalidade do Talibã”, tuitou, no sábado (28).

O assassinato levantou preocupações sobre um retorno à forma dura de governo que o Talibã impôs quando estava no controle do Afeganistão, de 1996 a 2001. Durante esse tempo, o grupo proibiu a maioria das formas de música não islâmicas.

Em entrevista ao New York Times na semana passada, o porta-voz do Talibã, Zabiullah Mujahid, disse que “a música é proibida no Islã”, quando questionado se seria novamente proibida em público no Afeganistão. Ele acrescentou que o grupo espera poder “persuadir as pessoas a não fazerem tais coisas, em vez de pressioná-las”.

Continua após a publicidade
Banner AudioSonic

CNN Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 18h06 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 33°

Ter 33°C 19°C
Qua 33°C 20°C
Qui 31°C 22°C
Sex 29°C 19°C
Sáb 33°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras