
O delegado-geral da Polícia Civil da Paraíba, André Rabelo, e a delegada-geral adjunta, Cassandra Duarte, se reuniram no final da tarde dessa quinta-feira, 2 de setembro, com o desembargador Joás de Brito Filho, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em João Pessoa, para tratarem da virtualização das investigações de crimes eleitorais no âmbito da Polícia Civil.
Conforme foi discutido, os policiais civis terão mecanismos de acesso ao PJE (Processo Judicial Eletrônico) eleitoral, como forma de tornar mais céleres as comunicações de crimes eleitorais, durante as eleições. Trata-se de uma demanda conjunta, onde as duas instituições identificaram a necessidade de se fortalecer a comunicação virtual nas investigações.
“É uma medida absolutamente necessária, uma vez que a Polícia Civil é a responsável, suplementarmente, pelas investigações dos crimes eleitorais onde a Polícia Federal não atua. Vemos a iniciativa de forma muito promissora e que irá render bons resultados para a lisura dos pleitos eleitorais”, disse André Rabelo.
As equipes técnicas dos dois órgãos já estão providenciando os ajustes necessários à segurança e agilidade que esse trabalho específico exige. “Desde já, nos colocamos à disposição”, declarou o delegado-geral.
PJE
O Processo Judicial Eletrônico (PJE) é uma plataforma digital desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com diversos tribunais do Poder Judiciário. A ferramenta já é utilizada por policiais civis na Paraíba durante o processo de comunicação dos mais variados delitos, e agora terá maior abertura para casos específicos de crimes eleitorais.
Polícia Civil da Paraíba
Assessoria de Comunicação
03.09.2021
Prisão DRF de Patos prende último foragido da Operação BR-230 em Olinda (PE)
Inocentado TJ-PB anula condenação por ausência de prova direta e absolve homem acusado de estupro de vulnerável contra a filha em Bayeux
Operação Discovery Polícia Federal deflagra 38ª fase da Operação Discovery contra abuso sexual infantojuvenil na Paraíba
Em investigação Homem é baleado após troca de tiros com a Polícia Militar durante suposto ritual em Campina Grande
Moeda falsa Polícia Federal deflagra Operação Lumen II em Campina Grande contra suspeita de compra de moedas falsas
Violência doméstica Ministério Público recomenda que Justiça negue pedido de habeas corpus a cantor preso por violência doméstica Mín. 22° Máx. 32°