
O Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo (CBPMESP) confirmou, neste domingo (31), nove mortes entre os bombeiros civis soterrados no desabamento em uma gruta em Altinópolis, no interior do estado, distante aproximadamente 330 quilômetros da capital. Todas as vítimas desaparecidas foram localizadas.
Das 28 pessoas envolvidas no curso, 18 pessoas não se feriram e uma foi socorrida. De acordo com a corporação, são 75 bombeiros e 20 viaturas foram empenhadas durante 18 horas de resgate.
Segundo o major Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, em entrevista à CNN, foram enviadas viaturas de São Paulo, Campinas e São José do Rio Preto para o local. As equipes permanecem no local para realizar o deslocamento dos corpos até o posto de comando.
O prefeito de Altinópolis, José Roberto Ferracin Marques (PSD), decretou luto oficial por três dias pelos óbitos. O governador em exercício, Carlão Pignatari (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), prestou seus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas. O governador João Doria (PSDB) e o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) estão em viagem oficial à Conferência do Clima da ONU (COP26), em Glasgow, na Escócia.
É com grande pesar que recebo a notícia da morte de 9 bombeiros no soterramento em Altinópolis. A equipe fez o seu melhor, mas infelizmente essas vidas foram perdidas. Meus sentimentos aos familiares e amigos nesse momento tão difícil.
Carlão Pignatari (@carlaopignatari) October 31, 2021
Segundo o governo estadual, desde o início da madrugada, quatro equipes do Corpo de Bombeiros já estavam trabalhando no atendimento e salvamento das vítimas. Um grupo de especialistas em resgate, acompanhado por técnicos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), decolou em um King Air da PM às 11h30 do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, rumo ao município para reforçar o trabalho.
Equipes do Grupo de Atendimento em Emergência e Desastre (GEAD) do Corpo de Bombeiros auxiliaram nas buscas. Dois helicópteros Águia foram disponibilizados para apoiar as ações das equipes, que contam com o reforço do policiamento territorial.
O dono da empresa Real Life, que ministrava o treinamento na gruta que desabou na madrugada deste domingo (31), disse que o curso era para que os participantes aprendessem técnicas de busca e resgate de pessoas em cavernas.
Segundo Sebastião Abreu, o curso foi organizado por bombeiros civis de Batatais. “Quem organizou foi o pessoal de Batatais. A gente faz esse tipo de treinamento, são cerca de quatro ou cinco por ano. Tinha quatro instrutores aqui, dois de Batatais e dois de Ribeirão Preto”, disse.
Abreu não soube informar se havia autorização para o treinamento no local, mas que a empresa vai verificar a documentação.
Fonte: CNN Brasil / G1
Operação Discovery Polícia Federal deflagra 38ª fase da Operação Discovery contra abuso sexual infantojuvenil na Paraíba
Em investigação Homem é baleado após troca de tiros com a Polícia Militar durante suposto ritual em Campina Grande
Moeda falsa Polícia Federal deflagra Operação Lumen II em Campina Grande contra suspeita de compra de moedas falsas
Violência doméstica Ministério Público recomenda que Justiça negue pedido de habeas corpus a cantor preso por violência doméstica
Mandado de prisão Polícia Militar cumpre dois mandados de prisão durante ações em Patos
Rescue 20 Polícia Federal deflagra operação contra crimes de abuso sexual infantil em Patos
Leilão de veículos PRF na Paraíba realiza leilão eletrônico com mais de mil veículos no dia 26 de fevereiro
Tragédia Ônibus com romeiros que retornava de Juazeiro do Norte capota e 16 pessoas morrem no interior de Alagoas
Ações Policiais PRF na Paraíba tira de circulação motocicleta clonada, 1 kg de entorpecente e flagra carga irregular de cigarros Mín. 24° Máx. 33°