
O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) decidiu intimar o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), e seus advogados, nesta quinta-feira (4), para uma sessão onde serão discutidas várias denúncias sobre um parecer, após denúncias do vereador Josmá Oliveira.
Uma das denúncias é sobre a falta de transparência público em contas da prefeitura relacionadas à Saúde do município e a prestação de relatórios. Além disso, será debatido também, após auditorias que encontraram irregularidades, a omissão na progressão funcional dos servidores da saúde, onde o órgão pede esclarecimentos.
‘Temos feito um forte trabalho de fiscalização junto à prefeitura de Patos, trabalhando como fiscal, vereador do povo, e em defesa do que é do povo. Nós tornamos público esse documento, onde o TCE intima o prefeito para prestar esclarecimentos sobre essas denúncias que foram apuradas pelas auditorias. A falta de transparência pública, em descumprimento da Lei 142/2002 e sobre a omissão do prefeito com relação aos servidores da saúde. Portanto fica aqui o nosso compromisso de fiscalizar o prefeito de Patos”, argumentou Josmá.
Já o procurador-geral de Patos, Alexsandro Lacerda, afirmou que trata-se apenas de uma notificação e que o município já apresentou sua defesa para as acusações e denúncias. Segundo ele, o responsável legal deverá representar o prefeito Nabor Wanderley, em audiência que vai acontecer ainda neste mês.
“É apenas uma intimação por meio eletrônico, onde o intimado é o Procurador ou o escritório de advocacia especializado em Tribunal de Contas, onde foi intimado de forma eletrônica para a sessão que será realizada no dia 16 de novembro. É como uma audiência, onde ele apresentará a defesa do gestor. É apenas uma notificação. O segundo documento é o parecer do procurador onde ele profere um parecer Ministerial, no sentido de denunciar e acusar, como de costume. Foram apresentadas as defesas iniciais e teremos a sessão de julgamento em novembro. Em suma, é o que tratam os dois documentos.
Por fim, o procurador disse que, com relação à denúncia de supostas irregularidades nas progressões de servidores da saúde, ele disse que a decisão do município de negar considera a situação crítica provocada pela pandemia da Covis-19. Ouça abaixo o argumento do procurador Alexsandro Lacerda:
Patosonline.com
CONCURSO PÚBLICOS Prefeitura e Câmara de Mãe d’Água lançam concursos públicos com 94 vagas e salários de até R$ 7,2 mil
Prefeitos Mais de 170 prefeitos da Paraíba participam da abertura da XXVII Marcha em Defesa dos Municípios
ARTICULAÇÃO POLÍTICA Prefeito Erivan Júlio participa de encontro com lideranças políticas em Brasília
CIDADANIA Câmara de Patos entrega títulos de cidadania a profissionais que contribuem para o desenvolvimento do município
ELEIÇÕES 2026 Pesquisa AtlasIntel: Lula lidera 1º e 2º turnos contra Flávio Bolsonaro após divulgação de conversas com Vorcaro
CASO MASTER Flávio Bolsonaro admite que visitou Vorcaro em casa após a prisão do banqueiro
PROTEÇÃO À INFÂNCIA Rede de assistência social de Catingueira realiza ação da campanha “Faça Bonito”
HOMENAGEM ÀS MÃES Prefeitura de São José do Bonfim encerra programação do “Café das Mães” com homenagens nas comunidades
18 DE MAIO “Nenhuma criança pode crescer com medo”: Francisca Motta destaca ações de proteção à infância Mín. 18° Máx. 33°