
Nas últimas semanas, uma organização criminosa vem aplicando golpes em internautas e invadindo contas de redes sociais em Patos e região. Na última terça-feira, dia 14 de dezembro, o cabeleireiro patoense Johnny Hair teve a sua conta de Instagram invadida por criminosos, que aplicaram golpes em alguns dos seguidores do estilista, se passando por ele.
Já nessa sexta-feira, dia 17 de dezembro, foi a vez da odontóloga Érica Dantas ter a sua conta tomada por criminosos. O golpe é o mesmo: eles dizem que um familiar está vendendo móveis e eletrodomésticos a preço muito acessível, o que chama a atenção de alguns internautas. Mas, na verdade, trata-se de um golpe para tirar dinheiro através do PIX.
Os criminosos hackeam (roubam) a conta, mudam a senha e o usuário real passa a não ter mais acesso ao seu perfil. Em seguida ele passa a fazer contato com seguidores da vítima e oferece os produtos, além de pedir dinheiro emprestado. Como a vítima não tem mais acesso, fica impossibilitado e apagar as postagens falsas e a desmentir a ação criminosa, fazendo com que outros seguidores sejam novas vítimas da organização criminosa.
Segurança extra
Para evitar esse tipo de golpe, o Instagram e outras redes sociais criaram um mecanismo de segurança extra: a Autenticação de Dois Fatores.
Nas configurações do Instagram o usuário pode buscar a opção SEGURANÇA e, ao entrar, vai procurar a opção “Autenticação de Dois Fatores”, clica e o usuário vai ativar a opção de receber um código pelo WhatsApp ou via SMS, para ter certeza que ele é o proprietário da conta. Sem esse código, não será possível mudar senha, trocar e-mail ou fazer qualquer mudança nas configurações do perfil, o que, automaticamente, impossibilita os criminosos de terem acesso a contas alheias.
Ao ativar a Auenticação em Dois Ftores, o usuário do Instagram terá de criar uma senha extra de 6 números. É preciso decorar e guardar bem essa senha, pois de tempos em tempos o aplicativo vai pedir que o usuário digite o código para confirmar que é o proprietário da conta.
Essa mesma configuração pode ser ativada em contas como Facebook, WhatsApp, Gmail, Hotmail e outros, seguindo o mesmo passo a passo. Para garantir mais segurança, é aconselhável que esse procedimento seja feito.
Atenção, usuário!
Os códigos que são emitidos pelo Instagram, Facebook, Gmail e Hotmail e outros aplicativos são privados e só podem ser usados pelo usuário que é dono da conta. Ou seja, esses códigos eles não devem ser transferidos para outras pessoas. Se o usuário passar qualquer código para outras pessoas poderá ser vítima de golpe da mesma forma. Portanto, não é aconselhável passar informações pessoais para estranhos.
Além disso, empresas sérias não vão pedir que o usuário envie sua conta de e-mail ou códigos para elas. Isso é ilegal e pode comprometer a segurança dos usuários de redes sociais e de aplicativos.
Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°