Nas últimas semanas, uma organização criminosa vem aplicando golpes em internautas e invadindo contas de redes sociais em Patos e região. Na última terça-feira, dia 14 de dezembro, o cabeleireiro patoense Johnny Hair teve a sua conta de Instagram invadida por criminosos, que aplicaram golpes em alguns dos seguidores do estilista, se passando por ele.
Já nessa sexta-feira, dia 17 de dezembro, foi a vez da odontóloga Érica Dantas ter a sua conta tomada por criminosos. O golpe é o mesmo: eles dizem que um familiar está vendendo móveis e eletrodomésticos a preço muito acessível, o que chama a atenção de alguns internautas. Mas, na verdade, trata-se de um golpe para tirar dinheiro através do PIX.
Os criminosos hackeam (roubam) a conta, mudam a senha e o usuário real passa a não ter mais acesso ao seu perfil. Em seguida ele passa a fazer contato com seguidores da vítima e oferece os produtos, além de pedir dinheiro emprestado. Como a vítima não tem mais acesso, fica impossibilitado e apagar as postagens falsas e a desmentir a ação criminosa, fazendo com que outros seguidores sejam novas vítimas da organização criminosa.
Segurança extra
Para evitar esse tipo de golpe, o Instagram e outras redes sociais criaram um mecanismo de segurança extra: a Autenticação de Dois Fatores.
Nas configurações do Instagram o usuário pode buscar a opção SEGURANÇA e, ao entrar, vai procurar a opção “Autenticação de Dois Fatores”, clica e o usuário vai ativar a opção de receber um código pelo WhatsApp ou via SMS, para ter certeza que ele é o proprietário da conta. Sem esse código, não será possível mudar senha, trocar e-mail ou fazer qualquer mudança nas configurações do perfil, o que, automaticamente, impossibilita os criminosos de terem acesso a contas alheias.
Ao ativar a Auenticação em Dois Ftores, o usuário do Instagram terá de criar uma senha extra de 6 números. É preciso decorar e guardar bem essa senha, pois de tempos em tempos o aplicativo vai pedir que o usuário digite o código para confirmar que é o proprietário da conta.
Essa mesma configuração pode ser ativada em contas como Facebook, WhatsApp, Gmail, Hotmail e outros, seguindo o mesmo passo a passo. Para garantir mais segurança, é aconselhável que esse procedimento seja feito.
Atenção, usuário!
Os códigos que são emitidos pelo Instagram, Facebook, Gmail e Hotmail e outros aplicativos são privados e só podem ser usados pelo usuário que é dono da conta. Ou seja, esses códigos eles não devem ser transferidos para outras pessoas. Se o usuário passar qualquer código para outras pessoas poderá ser vítima de golpe da mesma forma. Portanto, não é aconselhável passar informações pessoais para estranhos.
Além disso, empresas sérias não vão pedir que o usuário envie sua conta de e-mail ou códigos para elas. Isso é ilegal e pode comprometer a segurança dos usuários de redes sociais e de aplicativos.
Patosonline.com
Mín. 22° Máx. 36°