
Cerca de 50 assentados do assentamento Nova Espinharas, no município de São José de Espinharas, poderão deixar os seus imóveis, por determinação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-INCRA,
Segundo informações do vereador Arcádio Queiroz de Medeiros-Kada (PDT), são 58 famílias residentes no assentamento, e apenas 9 delas conseguiram o Registro de Benefício (RB) e regularizaram a situação de suas moradias, enquanto as outras 49 receberam uma notificação do INCRA para desocupar os imóveis num prazo de 15 dias, deixando os moradores daquela localidade bastante preocupados diante da situação.
"Semana passada o INCRA veio com uma notificação dando quinze dias para que eles desocupem as casas, e são pessoas desamparadas, e que não tem pra onde ir", relatou o vereador.
O vereador acrescentou que as famílias que moram e sobrevivem basicamente de suas produções no assentamento, já procuraram o INCRA para regularizar sua situação, mas até o momento não houve nenhuma resposta do INCRA em relação a questão.
A Prefeitura de São José de Espinharas ainda não tomou nenhuma posição oficial no sentido se irá ou não tentar intervir junto ao INCRA, para a regularização dessas famílias.

Por Genival Junior - Patosonline.com
MPPB Justiça atende MPPB e condena ex-secretária de Santana de Mangueira por improbidade
Chuvas em 2026 Inverno se consolida com chuvas regulares no Sertão, e sertanejo já sonha com boa safra
Recarga hídrica Barragem da Farinha atinge quase 90% da capacidade em Patos; Capoeira ultrapassa os 16%
Chuvas em 2026 Chuva nos municípios cabeceiras do Rio Farinha aumenta expectativa de recarga para a Barragem da Farinha, em Patos
Cempeonato Condado fortalece o esporte com realização do Campeonato de Veteranos 40tão
Chuvas Patos registra 87 mm nas últimas 24h, e Mãe d’Água é o primeiro município a ultrapassar 600 mm no acumulado em 2026
Infraestrutura Infraestrutura de Olho d’Água realiza reparos emergenciais em açude e trabalha para restabelecer acesso de comunidade rural
Mudanças DER instala quebra-molas em trecho da PB-262, entre São José do Bonfim e Teixeira
Orçamento Município de Mãe d’Água vivenciou a Plenária do Orçamento Participativo Mín. 22° Máx. 34°