
Depois de quase quatro meses de espera, fé e resistência, Michelle Pereira finalmente atravessou a porta do hospital carregando nos braços o filho que tantas vezes sonhou embalar em casa. João Lucas, que nasceu prematuro, com apenas 28 semanas, no dia 14 de outubro de 2025, deixou o Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) rumo ao lugar que sempre esteve preparado para ele: o quarto e o colo da mamãe.
Para marcar a despedida, a equipe multiprofissional preparou uma surpresa na Casa das Mães, com bolo, docinhos e um girassol, símbolo de esperança e recomeço. Emocionada, Michelle agradeceu a Deus e aos profissionais que caminharam ao seu lado durante toda a internação do filho. “Houve dias em que eu quis desistir, mas via o tanto que ele lutava pela vida, mesmo pequeno e frágil. Eu confiava muito em Deus e também nessa equipe maravilhosa. Sou eternamente grata por todo o cuidado com meu filho”, declarou.
João Lucas nasceu com 1,193 quilos e 37 centímetros, enfrentando desde os primeiros minutos de vida uma jornada marcada por desafios clínicos. A coordenadora de Enfermagem da UTI Neonatal, Nathalia Duarte, acompanhou de perto cada etapa desse processo. “Ele chegou prematuro, foi um recém-nascido de grandes desafios, que sempre nos dava alguns sustinhos, mas foi evoluindo super bem com todo o aporte médico, da fisioterapia, da fonoaudiologia. Depois que foi para o Método Canguru, intensificamos o estímulo via oral, para ele voltar a sugar. Hoje, ele sai tomando leite pela chuquinha e também ao seio. São grandes vitórias. Desde o nascimento, ele sempre mostrou que buscava a sua vitória. E hoje chegou o dia”, comemorou.
A médica pediatra neonatologista da UTI Neonatal, Fernanda Dallas, resume a trajetória de João Lucas como algo que ultrapassa a ciência. “João Lucas é um grande milagre. Tenha certeza disso. Houve vários dias em que a gente chegava e dizia: ‘vamos lutar, João’. Em alguns momentos, a gente já não sabia mais o que fazer. Mas ele venceu”, relatou.
Durante esse período, Michelle esteve acolhida na Casa das Mães do HSGER, espaço que oferece suporte às famílias de recém-nascidos internados. A coordenadora do serviço, Thaynara Barbosa, destacou a caminhada emocional vivida pela mãe ao longo desses meses. “Michelle passou quase quatro meses aqui, viu muitas pessoas irem embora enquanto ela permanecia, o que gerava muita angústia. Houve momentos em que ela desacreditou da saída dele. Mas a equipe se reuniu, decidiu retirar a sonda e incentivar o aleitamento e o contato pele a pele, e foi quando todo o quadro mudou. Desde ontem, Michelle já estava contagiando todo mundo com a felicidade. Hoje chegou o grande dia”, contou.



Pré Natal Programa Fidelidade ao Pré-Natal fortalece cuidado com gestantes em Cacimbas-PB
Insulina Paraíba participa de capacitação nacional para substituição da insulina NPH por versão mais moderna
Caminhada CMDMDH inicia mobilização para Caminhada das Mulheres em Patos
Novo cargo Médico do Vale do Piancó é indicado para direção técnica do Hospital General Edson Ramalho, em João Pessoa
Avanços Hospital de Patos realiza cirurgia oncológica por videolaparoscopia em paciente com câncer de cólon
Aneurisma Cerebral Aneurisma cerebral exige diagnóstico precoce, alerta o neurocirurgião Dr. Rômulo José
Nomeação João Azevêdo nomeia Cícero Ludgero como novo superintendente da PB Saúde após saída de Jhonny Bezerra
Emocionante Equipe do Hospital Edson Ramalho salva bebê vítima de choque elétrico após uma hora de reanimação
Agentes de saúde Secretaria de Saúde de São Mamede realiza capacitação para agentes comunitários e entrega novos celulares tecnológicos Mín. 22° Máx. 33°