O Sindicato dos trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba-SINTEP, emitiu posicionamento nesta quinta-feira, 17, onde classificou que o governo da Paraíba não se preparou adequadamente para o retorno as aulas presenciais do ano letivo 2022.
Na nota emitida pela entidade, o sindicato afirma que o governo não traçou desde o período de matrículas, as diretrizes de organização do ano letivo 2022.
O Coordenador Geral da entidade, Antônio Arruda, manteve contato com o jornalista Misael Nóbrega, da Rádio Espinharas FM de Patos e comentou os principais pontos observados neste início de ano. Ouça e confira o posicionamento na íntegra;
A Secretaria de Educação do Estado não se preparou para as atividades presenciais e nem para receber os estudantes no retorno às aulas. O SINTEP-PB solicita um posicionamento do Secretário Cláudio Furtado sobre os vários problemas que estão sendo identificados: a não validação das matrículas dos estudantes no sistema online em todas as escolas estaduais, impossibilitando a formação de turmas e prejudicando a distribuição de carga horária para os professores e professoras; a falta de gestores em cerca de 80 escolas; falta de materiais de expediente, logística e de limpeza para as unidades; a não distribuição dos computadores para os professores; a falta do cumprimento dos protocolos sanitários mediante a bandeira vermelha da Covid; questões referentes ao calendário letivo, como carnaval e recesso escolar.
É necessário o cumprimento do Programa de Educação Para Todos em Tempos de Pandemia (PET - Decreto 41.010/2021) que define que profissionais pertencentes aos grupos de risco devem permanecer em trabalho exclusivamente remoto.
O SINTEP-PB já havia alertado, anteriormente, sobre essa realidade da falta de condições para o retorno das atividades presenciais e para tanto solicitou audiência com o secretário, cobrando soluções imediatas, a fim de que as escolas sejam estruturadas “com urgência” para um melhor funcionamento e com condições de trabalho, para uma educação de qualidade.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Áudio de Misael Nóbrega, (Rádio Espinharas)
Chuvas em 2026 Chuvas: Patos registra 25,2 mm nas últimas 24h; acumulado de 2026 já supera 100 mm em Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5)
Chuvas em 2026 EMPAER apresenta balanço das chuvas de janeiro na região de Patos
Chuvas Previsões se confirmam, e boas chuvas são registradas em vários municípios da região de Patos Mín. 22° Máx. 33°