
O Conselho Tutelar de Patos divulgou uma nota de repúdio, na manhã desta quarta-feira, dia 23, em que repudia a divulgação de um áudio onde o adolescente que assassinou a mãe e o irmão, no último fim de semana, depõe sobre o ocorrido.
Em nota, o Conselho diz que é irresponsável e prejudicial o que houve com documentos oficiais e que tratam de um assunto tão sério e cauteloso. A nota traz ainda a legislação e punições para os responsáveis de captarem e divulgarem conteúdo de forma irregular e danosa.
Para o Conselho Tutelar, a exposição do menor é criminosa e deve ser investigada e punida com rigor, na forma da lei. Segue Nota de Repúdio na íntegra:
“O Conselho Tutelar Patos Sul e Norte, do município de Patos, vem a público repudiar todos os atos de exposição desnecessária e ilegal no tocante a divulgação da imagem, bem como da gravação de um adolescente de treze anos, nas redes sociais e veículos de imprensa locais, estaduais e nacionais.
Nosso repúdio tem como prerrogativa o Art. 247, do Estatuto da Criança e do
Adolescente, que discorre sobre OS CRIMES E DAS INFRAÇÔES ADMINISTRATIVAS cometidas
Art. 247 – Divulgar, total ou parcialmente, sem autorização devida, por qualquer meio de comunicação, nome, ato ou documento de procedimento policial, administrativo ou judicial relativo à criança ou adolescente a que se atribua ato infracional:
Pena – multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.
S 1 0 – Incorre na mesma pena quem exibe, total ou parcialmente, fotografia de criança ou adolescente envolvido em ato infracional, ou qualquer ilustração que lhe diga respeito ou se refira a atos que lhe sejam atribuídos, de forma a permitir sua identificação, direta ou indiretamente.
S 2 0 – Se o fato for praticado por órgão de imprensa ou emissora de rádio ou televisão, além da pena prevista neste artigo, a autoridade judiciária poderá determinar a apreensão da publicação ou a suspensão da programação da emissora até por dois dias, bem como da publicação do periódico até por dois números.
A Nota de Repúdio visa externar nossa insatisfação e reprovação no tocante ao vazamento de um áudio, que teria sido gravado na Delegacia de Polícia Civil de Patos, neste último final de semana, quando aconteceu a tragédia com o adolescente de 13 anos e seus familiares, no sábado (19 de março de 2022).
Além disso, não concordamos com a divulgação das fotos com o adolescente em questão, uma vez que se trata de uma exposição criminosa conforme aponta o Estatuto, também no seu Artigo 247.
E por último, pedimos que qualquer descumprimento ao mesmo, a partir de agora, passe a ser considerado com ato criminoso, como prevê o ECA.”
Atenciosamente, Conselhos Tutelares de Patos Sul e Norte
Patosonline.com
Posse AISP empossa nova diretoria e inicia novo ciclo no Sertão Paraibano
Urgência Jovem pede ajuda para realizar cirurgia em cadela atropelada em Patos; saiba como ajudar
Pedido de ajuda Cadela e filhotes correm risco após parto dentro de bueiro no bairro Santo Antônio, em Patos
Ação SEINFRA realiza conserto de galerias, limpeza urbana, terraplanagem e manutenção da iluminação pública em diversos bairros
Casa da Cidadania Casa da Cidadania de Patos muda de endereço e volta a funcionar no Guedes Shopping
Pesquisa de preços Procon/Patos divulga pesquisa de preços de material escolar
Luto Empresário Ciel Fernandes, sócio da Casa de Carnes Araújo, morre aos 34 anos em Patos
Previsão Chuvas isoladas em Patos devem ocorrer entre os dias 23 e 24 de janeiro, segundo o meteorologista Mário Leitão
Retirada de árvore SEMADS realiza retirada preventiva de árvore com risco iminente no Centro de Patos Mín. 24° Máx. 36°