
O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, e o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, assinaram um acordo de não persecução penal (ANPP), na manhã desta terça-feira (17/05), para o encerramento do lixão do município. Conforme o documento, o gestor se comprometeu a parar de destinar os resíduos sólidos para lixão até o dia 30 de outubro.
A assinatura ocorreu durante reunião realizada na sede do Ministério Público da Paraíba, em João Pessoa. Participaram a 1ª subprocuradora-geral, Vasti Cléa Marinho da Costa Lopes; o coordenador da Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (Ccrimp), Eduardo de Freitas Torres; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Fabiana Lobo; e o procurador-geral do Município de Patos, Alexsandro Lacerda.
O procurador-geral destacou a importância do compromisso firmado pelo prefeito para solucionar o problema com o encerramento do lixão e a destinação correta dos resíduos sólidos, o que vai trazer resultados positivos para o município.
Na reunião, o promotor Eduardo Torres explicou a proposta de assinatura do ANPP, pelo prefeito, no qual se compromete a não mais destinar os resíduos sólidos para lixão e afirmou que, além das tratativas para a destinação dos resíduos para aterros sanitários, é importante iniciar uma política de educação ambiental visando à coleta seletiva.
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, relatou os problemas enfrentados com a licitação para a contratação de aterro sanitário para a destinação dos resíduos sólidos do município e que um novo procedimento licitatório será iniciado. Ele também informou outras medidas já tomadas, como a criação de associações de catadores de material reciclável e o incentivo à coleta seletiva por parte da Secretaria de Meio Ambiente.
Projeto
O Ministério Público da Paraíba tem atuado, desde 2018, para que os municípios paraibanos destinem os resíduos sólidos produzidos por seus habitantes para locais adequados. O último levantamento feito pelo órgão ministerial apontou uma mudança radical do “mapa dos lixões” na Paraíba. O número de cidades com destinação correta dos dejetos passou de 29 (em 2017) para 194 (em 2022).


MPPB
Cenário Decisão de Adriano Galdino deixa a Paraíba com quatro pré-candidatos ao Palácio da Redenção
Agenda política Nabor e Lucas prestigiam encerramento da 1ª ExpoPatos e chegada do Papai Noel
Eleições 2026 Discussão sobre vaga de vice na chapa com Lucas Ribeiro ficará para 2026, afirma Adriano Galdino
Emancipação Política Salgadinho confirma programação da festa pelos 64 anos de Emancipação Política com Seu Desejo, Michelle Andrade e muito mais
Eleições 2026 Adriano Galdino desiste da pré-candidatura ao Governo da Paraíba e anuncia que disputará reeleição para deputado estadual
Eleições 2026 Pesquisa DataDucks/Patos Online vai revelar a opinião dos patoenses sobre as eleições de 2026 e a atuação dos agentes públicos Mín. 21° Máx. 36°