
Cada dia mais criminosos buscam novas formas de aplicar golpes utilizando o sistema de pagamentos instantâneos – PIX, criado pelo Banco Central. Empresas e comerciantes têm sido vítimas dos golpistas que tentam usar a tecnologia para conseguir dinheiro rápido.
A hamburgueria Apollo Burguer’s, na cidade de Patos, foi uma das vítimas do golpe. Lucas Nathan, proprietário da empresa, alertou como os criminosos agem: o falso cliente pede pra fazer o pagamento por pix, finge ter feito a transferência e envia um comprovante falso para a empresa.
“Fomos analisar os comprovantes e percebemos a prática. É mais de uma pessoa realizando o golpe e eles fazem isso em dias e horários mais movimentados que fica mais difícil de perceber. Na empresa a gente recebe o pix na maquineta, mas os clientes de casa, que fazem o pedido no whatsapp, pelo delivery, costumam pagar pelo pix antes da compra”, relatou Nathan.
Como a própria função do PIX é fazer o pagamento instantâneo, a orientação da polícia é conferir no aplicativo da conta bancária se realmente o pagamento foi efetuado, no entanto, devido ao grande número de golpes, alguns estabelecimentos estão optando por não utilizar esta forma de pagamento.
Por Wânia Nóbrega - Patosonline.com
Susto Ônibus com estudantes universitários sofre falha nos freios, e motorista evita tragédia na Serra do Teixeira nesta segunda-feira (2)
Estupro Jovem de 19 anos é preso em flagrante suspeito de estupro contra criança de 3 anos em Malta-PB
Carnaval 2026 Polícia Militar articula planejamento da Operação Carnaval 2026 na área do 3º BPM
Mandado de Prisão DHE prende integrante de organização criminosa na zona rural de Patos durante desdobramento da Operação Parabellum
Acidente Animal solto na pista provoca acidente na BR-230, entre Patos e São Mamede, na noite deste domingo (1º)
Investigação DHE assume investigação sobre mortes de adolescente e pescador no bairro do Mutirão, em Patos
Balanço PRF alerta para aumento de 55% no número de motociclistas sem habilitação em João Pessoa
Mistério Pescador morre em praça do Mutirão em circunstâncias semelhantes às de adolescente que deu entrada na UPA do Jatobá
Em investigação Jovem de 16 anos morre após ser deixada inconsciente na UPA do Jatobá, em Patos, com sinais de parada cardíaca Mín. 22° Máx. 37°