
O Ministério da Defesa indicou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os nomes que vão fiscalizar as eleições. Na lista de profissionais enviada pelo ministro Paulo Sérgio Nogueira constam dez militares entre coronéis, majores e capitães da Marinha, Aeronáutica e também do Exército.
Desde 2019, as Forças Armadas participam como uma das entidades fiscalizadoras do processo eleitoral junto com o Ministério Público, os próprios partidos políticos, a Polícia Federal, o Congresso Nacional e outras entidades que são convidadas pelo TSE.
O que chama a atenção no ofício enviado pelo ministro da Defesa ao presidente do TSE, o ministro Luiz Edson Fachin, é o fato de haver uma mensagem que diz: “Aproveito a oportunidade para agradecer à vossa excelência pelas manifestações de apreço e consideração, bem como renovo permanente interlocução deste ministério com a Corte Eleitoral”. Esta mensagem chama a atenção porque, ainda no início deste mês, Paulo Sérgio Nogueira havia escrito ao ministro que as Forças Armadas se sentiam “desprestigiadas”.
O conflito aconteceu porque um documento com sete sugestões a respeito do processo eleitoral havia sido enviado em março deste ano ao TSE no âmbito da Comissão de Transparência Eleitoral, mas não havia um debate a respeito destas sugestões. Elas foram enviadas antes do prazo determinado para isso, em dezembro de 2021. Mesmo assim, o ministro Luiz Edson Fachin designou que uma equipe técnica analisasse e desse resposta a respeito das sugestões. Nenhuma delas será acatada para o pleito eleitoral, mas há a possibilidade de que algumas sejam analisadas para as próximas eleições.
Ainda que houvesse resposta por parte do TSE, existia também um clima de tensão entre o tribunal e a Defesa. Na última reunião da Comissão de Transparência Eleitoral, realizada virtualmente, o representante das Forças Armadas permaneceu em silêncio durante todo o momento e com a câmera desligada.
Jovem Pan com informações da repórter Paola Cuenca
Cenário Decisão de Adriano Galdino deixa a Paraíba com quatro pré-candidatos ao Palácio da Redenção
Agenda política Nabor e Lucas prestigiam encerramento da 1ª ExpoPatos e chegada do Papai Noel
Eleições 2026 Discussão sobre vaga de vice na chapa com Lucas Ribeiro ficará para 2026, afirma Adriano Galdino
Emancipação Política Salgadinho confirma programação da festa pelos 64 anos de Emancipação Política com Seu Desejo, Michelle Andrade e muito mais
Eleições 2026 Adriano Galdino desiste da pré-candidatura ao Governo da Paraíba e anuncia que disputará reeleição para deputado estadual
Eleições 2026 Pesquisa DataDucks/Patos Online vai revelar a opinião dos patoenses sobre as eleições de 2026 e a atuação dos agentes públicos Mín. 22° Máx. 36°